Trabalho duro? Não! Só diferente.

O título resume a história da serralheira Solange Surek, que trabalha com seu esposo Marco Surek na SK Barracões e Serralheria. Única mulher a exercer esta profissão na Lapa, ela conta um pouco da sua trajetória.

O serralheiro é o profissional que lida com materiais pesados, soldas, estruturas complicadas e ferramentas perigosas. A profissão é tradicionalmente exercida por homens por suas características mas, na Lapa, uma jovem ganha a vida trabalhando com os mais diversos projetos, desde portões, grades até barracões industriais e agrícolas, passando também pela construção de ‘gaiolas’, aqueles carros preparados para enfrentar lamaçais e estradas difíceis.

Marco Surek, esposo de Solange, começou a trabalhar com serralheria aos treze anos, quando buscou um trabalho para ajudar sua família. A profissão o agradou e ele demonstrou muito talento na lida, tanto que conquistou sua própria empresa, ao custo de muita dedicação. Solange ‘entrou na onda’ ao casar-se com Marco e notar a necessidade de profissionais para auxiliarem nas tarefas. Começou limpando peças, organizando o trabalho e fazendo as tarefas de um aprendiz, mas logo passou a botar a mão na massa e assumir uma boa parte da produção.

Solange tem origem em uma família do campo, onde exercia na propriedade tarefas cotidianas a qualquer sítio, cuidando de animais, plantando e colhendo, limpando e organizando. Segundo ela o trabalho na serralheria não é duro, apenas diferente do que fazia na roça.

PRECONCEITO

A serralheira conta que alguns clientes chegam à empresa e começam a perguntar sobre o serviço para o ajudante, deixando ela de lado. Qual não é a surpresa quando o ajudante dirige as questões para ela responder, deixando os clientes confusos. “Não é comum ver uma mulher exercendo esta profissão e muita gente não acredita em nosso trabalho a princípio, porém ao receber o produto acabado eles se surpreendem com os detalhes, qualidade e rapidez, deixando todos os preconceitos de lado”, afirma Solange. “Depois do primeiro serviço, os clientes sempre voltam acreditando na minha capacidade”, finaliza ela.

GAIOLAS E MAIS

SK Barracões e Serralheria tem ampla experiência na fabricação dos mais diversos produtos de serralheria, sejam eles portões ou grades, barracões metálicos, estruturas para telhados e muito mais. Solange e Marco inovam também com uma linha de móveis com metal, demonstrando uma grande sensibilidade e qualidade ao projetar e finalizar as peças. A cereja do bolo na SK Barracões e Serralherias é a construção das chamadas ‘gaiolas’, veículos off-road que são muito procurados por amantes do barro e da adrenalina. Marco especializou-se no projeto e feitio destes pequenos possantes, já tendo construído quatro destes veículos, do zero.

PAIXÃO

A paixão pelo off-road é grande e a procura pelos veículos tem aumentado. “De um grupo com apenas quatro participantes, hoje já somos mais de vinte, cada um com seu veículo próprio e muitos já em projeto e construção”, afirma Marco. “Os encontros do grupo são como uma grande reunião de família com muita diversão, entrosamento e muito entusiasmo”, continua Marco e Solange completa afirmando que “é muito bonito e empolgante ver que tanto as crianças como os casais são muito entrosados e dedicados, fazendo de tudo para que os participantes tenham a diversão garantida”.

No final de semana dos dias 10 e 11 a equipe estará participando de um evento em outro município, levando consigo as belas e possantes gaiolas, muita gente e muito entusiasmo.

SERVIÇO

SK Barracões e Serralheria

Avenida Munhoz da Rocha, 535 – Lapa PR

Fone (41) 9.9643.2126

Solange Surek, única mulher a exercer a profissão de serralheiro na Lapa.
Please follow and like us: