UAL APRESENTA “O ÚLTIMO ATO” NO CERCO DA LAPA

Seguindo a trilha de sucessos anteriores, o mais novo espetáculo teatral intitulado “O Último Ato”, promete encantar o público novamente.

Em 2023 a Lapa comemora os 129 anos do Cerco, episódio histórico que dizimou vários homens, mulheres e crianças no município, durante a Revolução Federalista. E, como já é tradição, para relembrar histórias não contadas em livros, realmente vividas por aqueles que passaram pelo episódio triste e sangrento que deixou e ainda deixa marcas na cultura local, a União dos Artistas Lapeanos (UAL) prepara mais um espetáculo.

O espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa, é um projeto que demanda um longo processo de criação.  Para a edição de 2023, a produção teve início no primeiro semestre de 2022 com a elaboração do roteiro, organização de equipe de produção, seleção do elenco e buscas de parcerias, com início dos ensaios no mês de setembro.

Em razão do período de interrupção nas apresentações presenciais, a estruturação de uma rotina de ensaios e definição de elenco foram bastante complexos, foi preciso muito mais do que apenas “colocar a mão na massa”, sendo necessário estimular e resgatar o hábito de exercitar a arte através das longas horas de ensaio, onde a repetição, paciência e força de vontade dos envolvidos foram postas à prova durante todas as semanas de trabalho.

Vale ressaltar que durante o período de pandemia, a UAL procurou se manter em constante atividade com as produções audiovisuais, foi um processo longo de muita dedicação e aprendizado, entretanto, com o retorno aos palcos fica bastante evidente que o trabalho presencial e virtual tem dinâmicas completamente diferentes. É necessária uma readaptação tanto de elenco como da produção para retornar aos formatos de trabalho presenciais, considerando que as agendas, horários e energia tem um impacto maior na rotina dos envolvidos.

O ÚLTIMO ATO

Seguindo a trilha de sucessos anteriores, o mais novo espetáculo teatral intitulado “O Último Ato”, promete encantar o público novamente.

O espetáculo “O Último Ato” traz a história de Felipe e Rosalinda, dois jovens moradores da tranquila Lapa do Século XIX, que vivenciam um encontro de almas num primeiro olhar trocado entre os camarotes do Theatro São João. Os personagens enfrentam as inquietudes e desafios típicos da juventude e tem as suas vidas transformadas com a chegada de uma revolução armada na cidade.

Inspirado nas clássicas farsas teatrais, a peça traz o colorido e a leveza das produções UAL e faz uma homenagem aos espetáculos mambembes, através da figura do Velho São João, que se faz presente ao longo de toda a história, convidando os espectadores a embarcar numa jornada de reflexão e encantamento.

APOIOS

O evento que conta com apoio da Prefeitura Municipal da Lapa, Exército através do 15º GAC AP e Colégio São José, tem roteiro e Direção de Mara Ganzert, Produção de Ari Pinto Júnior e Carol Murback, com a colaboração dos Grupos teatrais Mistura Lapeana, Animathéia, Palhaçantes, Grupo de Dança Laços de Tradição e artistas independentes.

Outra novidade na edição deste ano, é que a peça será apresentada em dois dias (11 e 12 de fevereiro) na Alameda David Carneiro e promete depois de três anos, proporcionar um lindo reencontro entre artistas e público. Além de trazer atrações como da Banda da 5ª Divisão do Exército Brasileiro e da Lapa Big Band.

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “O Último Ato”.

QUANDO:  Sábado (11)

19h – Apresentação Banda da 5ª Divisão do Exército Brasileiro

20h – Espetáculo O último Ato

Domingo (12)

18h30 – Apresentação da Lapa Big Band

19h30 – Espetáculo “O Último Ato”

Please follow and like us: