O jardim secreto na Vila Rosário

Em uma linda ação de cidadania, vizinhos se unem e transformam o ambiente que antes era sujo em um lindo jardim.

Quando se passa pela Rua Itamar Côrtes, na Vila Rosário logo nota-se um colorido diferente em meio à mata e o córrego Rio Ronda que cruza o bairro.

Flores, árvores frutíferas, plantas medicinais e uma beleza sem igual é fácil de observar. O trabalho feito com muito zelo e capricho é realizado pelos moradores da rua que se uniram para deixar o ambiente em que moram mais bonito e agradável. Tudo começou a cerca de um ano atrás, quando os vizinhos, a dona Maria do Rocio Miranda e o casal Sebastiana Maciel Bueno e Benedito Ferreira Bueno colocaram a mão na massa, quer dizer “na terra”, para transformar o ambiente onde moram. Segundo os moradores, o local próximo ao córrego sempre foi de mata alta e muito sujo, então como são apaixonados por plantas, resolveram dar vida e um toque especial ao lugar.

Elas começaram com um trabalho bem simples de limpeza e com a plantação de poucas plantas. Logo depois com a ajuda das vizinhas, o casal Sandra Barbosa e Adriano Cobachuk e a vizinha Cristina, o espaço começou a ganhar vida e hoje é ponto de referência no bairro. O trabalho para deixar o espaço bonito é árduo, cada vizinho desempenha um papel, seja plantar as flores, limpar, cortar a grama, mas no final são recompensados com um lindo jardim.

OS CUIDADOS

Nossa equipe de reportagem se admirou com o trabalho e o cuidado exercido pelas cidadãs. Segundo elas a ação tem por objetivo de espalhar cor e beleza em um local que sempre foi abandonado. As moradoras colaboraram no plantio das mudas e a limpeza do local e tomam o devido cuidado que seja feita qualquer outra intervenção no intuito de as plantas terem um bom desenvolvimento.

A dona de casa Maria do Rocio Miranda defende que este tipo de envolvimento traz resultados de bem-estar e saúde. “Levantamos pela manhã e vemos como é bonito olhar a nossa rua. Se todos fizessem um pouquinho, o de cuidar, a nossa cidade seria muito melhor”. A população não tem conscientização com o meio ambiente, já vimos muitas pessoas de outros bairros pararem com seus carros e virem jogar lixos aqui no córrego, isso é uma tristeza”, relata a vizinha que conta que cada vizinho faz sua parte.  “Se queremos uma cidade limpa, precisamos ser responsáveis”, entende.

CIDADANIA

O exemplo de um pequeno trabalho voltado a melhorar a qualidade de vida de uma porção de moradores é um claro modo de se mostrar um real cidadão, que, além de trabalhar e buscar seu sustento, também tira um pouco de tempo para fazer alguma coisa pelos outros. Que esse jardim sirva de inspiração para outros cidadãos e prove que não custa muito cuidar do que é de todos.

Please follow and like us: