Vizinhos unidos em prol da segurança

Está se tornando comum a criação de grupos de “Vizinhos Vigilantes” em diversos bairros da cidade. A ação tem se mostrado profícua e vem gerando uma maior sensação de segurança.

Roubos, furtos e pequenos delitos são comuns em praticamente todas as cidades do Brasil. A Polícia, tanto Militar quanto a Civil, fazem o seu trabalho, mas todos sabem da escassez de recursos para que a ação destas instituições seja plena. Baixo efetivo e uma área muito grande a ser atendida são empecilhos na prevenção e coerção aos bandidos.

COMUNIDADE UNIDA

Uma ideia simples, mas muito efetiva, vem tomando conta de diversos bairros da cidade. O conceito é básico: os vizinhos se inscrevem num grupo de mensagens e trocam informações acerca do que acontece nas redondezas. Um carro estranho, movimentações adversas em casas de novos moradores são alguns dos exemplos dos avisos divulgados nestes grupos específicos.

Conseguimos conversar com os administradores de três destes grupos de vizinhos, um deles engloba a Vila Magalhães e a Santa Zélia, outro abrange o Centro da cidade e outro atinge desde o Bairro Barcelona até a Rua Joaquim Linhares de Lacerda. Este último grupo foi iniciado em 2017 e a administradora começou este projeto apenas com os vizinhos da rua. Resolveram produzir placas informando que a área era vigiada pela vizinhança e o grupo cresceu. Hoje são mais de duzentos os moradores inscritos no grupo de mensagens e muitos delitos já foram coibidos.

BARCELONA

O Grupo de vizinhos da Barcelona conta com mais de duzentos moradores e a sua simples existência já coibiu inúmeros crimes e também auxiliou em muitos acidentes. Segundo uma das administradoras, além de cuidar do entorno da vizinhança os grupos também servem para pleitear melhorias, seja no trânsito, seja como sinalização, seja como uma pequena obra necessária, através de abaixo-assinados organizados pelos integrantes.

A iniciativa surgiu através de informações recebidas de outras cidades onde este tipo de união vinha gerando frutos e garantindo uma maior segurança para os moradores.

As placas de identificação de Vizinhança Vigiada também servem para inibir delitos que possam acontecer quando uma pessoa está sozinha em casa, por exemplo e aparece alguém com má intenção tentando se aproveitar da situação. O simples fato de existir a placa em local bem visível já constrange o possível meliante que repensa sua atitude e toma seu rumo.

VIZINHANÇA SEGURA

No centro da cidade existe um grupo do que chama-se Vizinhança Segura. Como diz um dos administradores, ‘o vizinho é o parente mais próximo’ e o grupo foi criado através de exemplos noticiados e comentados por pessoas que já integravam este tipo de iniciativa. A principal ferramenta, segundo o administrador do grupo, é o grupo de mensagens do WhatsApp. Uma recomendação importante que ele faz é que nunca se deixe o grupo em modo silencioso e que se altere a notificação deste grupo de mensagens com um toque mais grave, como uma sirene ou coisa parecida.

Bom dia, boa tarde, correntes e vídeos alheios ao tema de segurança são proibidos, visto que o objetivo é única e exclusivamente a segurança da vizinhança. Uma lista de regras foi criada no Vizinhança Segura, ao estilo de uma pequena cartilha, orientando os integrantes quais as ações podem ser tomadas quando houver qualquer suspeita.

MELHORIAS

Algumas regras explícitas dos grupos é que o que está no grupo fica no grupo e de maneira nenhuma deve ser compartilhado ou divulgado para outras pessoas ou grupos, salvo no caso da integração entre os administradores. No caso do grupo do centro e do Magalhães, os administradores de um grupo integram o outro, para, no caso de necessidade, avisar de ilícitos ou suspeitas que digam respeito aos outros.

Áudios, imagens de câmeras, informações sobre viagens, informações sobre suspeitos que estejam transitando em frente às residências, todas estas informações não podem ser compartilhadas fora do grupo de vizinhos. Apenas, como citamos acima, no caso de uma suspeita afetar outro bairro vizinho que tenha a sua organização semelhante.

UM BEM DE TODOS

A segurança é um bem de todos e o principal objetivo destas iniciativas é fomentar o interesse pela segurança do próximo. Um exemplo é o fato de prestar atenção às residências dos vizinhos e se houver alguma movimentação estranha, janela, porta ou portão abertos, imediatamente avisar no grupo para que seja esclarecido ou alertado ao morador. Às vezes pode ser apenas caso de esquecimento, mas pode ser caso de furto ou invasão.

Também é interessante ressaltar que para a Polícia, quanto mais denúncias melhor, principalmente em casos que se usa o disque denúncia através do 181. Quanto maior o registro de ocorrências, tanto pelo 190, quanto pelo 181 ou pelo Aplicativo da Polícia Militar, aumenta a estatística e viabiliza mais recursos para a segurança.  O Aplicativo da Polícia Militar é importante e pode ser encontrado no Play Store ou Google Play

GRATIDÃO

Todos os administradores de grupos consultados agradecem e reconhecem o bom trabalho realizado pela Polícia Militar, mas também concordam que é dever do cidadão dificultar a ação dos meliantes. “Temos que ser mais espertos que eles”, afirmam os participantes destes grupos comunitários.

SEM HEROÍSMO

Não orientamos ninguém a ser herói, afirmam os administradores dos grupos. “Fazemos vigilância da vizinhança, mas não podemos querer ser vigilantes”, complementa um deles. Ninguém deve se colocar em risco e por isso é importante ter em mãos o telefone da Polícia e também o Aplicativo da PM (190 PR), além de avisar no grupo sobre alguma suspeita que venha a ocorrer, orientam os organizadores.

PARA PARTICIPAR

A organização dos grupos é feita por alguns administradores, mas para participar é preciso entrar em contato com alguém que já esteja integrado. Preferimos aqui não divulgar os contatos dos administradores para sua própria segurança, mas não é difícil encontrar as placas de vigilância da vizinhança. O objetivo desta limitação é não deixar que entrem no grupo pessoas com más intenções que possam se aproveitar das informações ali colocadas para cometer algum ilícito. Alguns dos grupos mantém uma relação com nome, endereços e telefones de contatos de todos os integrantes para manter um controle sobre a participação, evitando desta forma a inclusão de possíveis meliantes.

A COMUNIDADE A SERVIÇO

Exemplos como estes mostram como a comunidade pode se beneficiar colaborando mutuamente. Além de manter sua área segura, os vizinhos estreitam laços de amizade e companheirismo, exercendo sua plena cidadania com mais intensidade.

SERVIÇO

Aplicativo: 190 PR (Google Play ou Play Store)

Polícia Militar: 190

Disque Denúncia: 181 (Pode ser feito denúncias anônimas)

Please follow and like us: