Nesta edição conheça a história de duas missionárias alemãs que estão na Lapa realizando um belíssimo trabalho na Estrela de Belém.
O Missionário é um pregador, é aquele indivíduo que exerce a pregação da sua fé. É aquele que se dedica a propagar uma ideia, um enviado, alguém que teve a incumbência de levar a Palavra de Deus, ou quando não há deslocamento geográfico, há um compromisso de exercer a vocação nos ambientes onde é solicitado. A máxima cristã de “amar o próximo como a si mesmo” é conhecida pelo senso comum, ainda por quem não confessa está fé. A prática de boas ações, tomar atitudes que primam pelo bem do próximo, renunciar o próprio tempo, o respeito às leis e cultura locais, estão entre características que independem da religião para acontecerem. Entretanto, quando essa postura está vinculada a confissão de fé e embasadas nas escrituras sagradas, ela passa a ter a característica de missão.
E por esse propósito e missão de evangelizar que a cidade da Lapa está recebendo a visita de duas jovens missionárias da Alemanha, que estão realizando um lindo e belíssimo trabalho na Instituição da AMAS- Estrela de Belém. Nesta edição, conheçam um pouco da história das missionárias Magdalena Thiesse (Lena) e Janika Esau (Jani).
Em sua história, a unidade do AMAS na Lapa, a Estrela de Belém sempre recebeu intercambio de missionárias, mas ultimamente ficou um período sem receber devido a pandemia. Em fevereiro desse ano chegaram à instituição, duas missionárias vindas da Alemanha. Como conta o diretor da Estrela de Belém, Helmut Duck, “A princípio era para elas não virem até a Lapa, era para elas irem missionar em outras unidades do Paraná, mas quis Deus que elas viessem até nosso município”, relata.
AS MISSIONÁRIAS LENA E JANI NA LAPA
Lena e Jani são da cidade de Minden, na Alemanha e pertencem a To All Nations e.V, que é uma organização missionária e humanitária reconhecida como, sem fins lucrativos e caritativa. O foco do trabalho é divulgar a fé cristã e seus valores e fornecer ajuda humanitária. Desde o mês de fevereiro na Lapa, as jovens missionárias ficam no Brasil até o final de abril. Na Estrela de Belém elas estão realizando um trabalho humanitário fantástico. O Trabalho envolve desde ação social, evangelização e trabalhos físicos. Elas passam o dia na unidade como se fossem funcionárias, ajudam na sala de aula, no acompanhamento dos alunos.
Nossa equipe de reportagem foi até a Instituição e guiados pelo tradutor Helmut realizamos uma reportagem muito especial com as jovens. Em uma conversa, elas nos contaram que ficaram apaixonadas pela cidade da Lapa e que conheceram muitos lugares, como o Parque Estadual do Monge, o Theatro São João e se deliciaram com a coxinha de farofa. O trabalho humanitário na Estrela de Belém está sendo exercido com muitas alegrias, “mesmo com a barreira do idioma, a linguagem do amor é universal e é nítido o amor que elas compartilham”, comenta Helmut, traduzindo uma resposta das missionárias.
Com a missão de levar a fé e o trabalho humanitário elas mudaram o dia a dia da Estrela de Belém. Elas contam que vieram para o Brasil para ensinar, mas estão indo para casa com muitos aprendizados. “O povo da Lapa, é muito acolhedor, isso que nos deixou mais felizes. Vamos voltar para casa com a missão o e dever cumprido, amamos a Lapa”, relatam.
DEDICAÇÃO E DESPRENDIMENTO
Ajudar ao próximo seja ele seu vizinho ou morador de um país de outro continente é um ato que merece reconhecimento. Caridade e voluntariado dependem de muita dedicação e desprendimento, além de uma grande capacidade de doação. A visita destas duas jovens alemãs ao centro de apoio Estrela de Belém mostra como o mundo pode ser melhor quando olhamos para os lados e nos preocupamos em ajudar ao próximo. Parabenizamos essas duas jovens pelo excelente trabalho realizado, pela coragem de largar seu País de origem e buscar novos desafios através da fé e da missão de ajudar o próximo.
“Es war Gott, der uns diese Mission gegeben hat, und er ist es, der uns segnet, sie zu erfüllen. Widrigkeiten werden von ihm überwunden“. Lena und Jani.