Aluna do Colégio Profª Irma Bianchini recebe menção honrosa em Olimpíada de Matemática.
Talentos existem nos mais diversos locais, mas muitas vezes não são reconhecidos ou não recebem o incentivo necessário para desenvolver suas potencialidades ao máximo. Seja dentro de uma comunidade mais abastada, seja numa comunidade com mais necessidades sociais, talentos existem e precisam ser resgatados.
Trazemos com orgulho a história da jovem Rita de Cássia Ceve Zela, estudante do Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini, que recebeu um Certificado de Menção Honrosa por sua participação na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, por sua excelente participação e desempenho.
A história de Rita de Cássia é semelhante à de muitos jovens moradores de comunidades menos abastadas. Ela é moradora do Bairro São Lucas e estuda no CAIC (Complexo que engloba diversas unidades públicas, como creche, colégio, escola de ensino fundamental, posto de saúde e muito mais), e foi incentivada a participar da Olimpíada de Matemática pela professora Andréa Ceve Santos, que leciona a disciplina difícil da Matemática.
A ALUNA
Rita contou que seu interesse pela matemática vem tanto da vontade de aprender quanto da didática e dedicação aplicadas pela professora Andréa. As aulas, que normalmente são maçantes quando se trata do tema, tem um sabor diferente, pois a professora utiliza conteúdos lúdicos e maneiras de demonstrar o motivo de ensinar determinados temas e apresenta a utilidade disso tudo para a vida dos alunos.
Ela, Rita de Cássia, participou, assim como diversos estudantes da 7ª série, no ano passado, e este ano, já no oitavo ano, O Governo Federal, organizador da OBMEP enviou um Certificado de Menção Honrosa para a jovem Rita de Cássia. Assinado em dezembro de 2022, o certificado foi entregue à jovem dentro da sala de aula, recebendo o reconhecimento dos colegas, professores e diretores. “O fato de ela ter conquistado este destaque foi motivador para a grande procura de outros alunos em participar de uma prova que é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – A Prova Paraná”, relata a diretora do Colégio, Giovana Serena. “A participação foi imensa e em diversas turmas todos os alunos decidiram participar, incentivados pela vitória da jovem Rita de Cássia”, complementa. “Também o sentimento de pertencimento e oportunidade afloraram na comunidade escolar, pois grande parte dos alunos notou que o estudo e a dedicação à educação são a chave para a mudança de vida”, finaliza a diretora Giovana com um brilho nos olhos e muito orgulho em seu relato.
A EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO
Segundo a diretora Giovana, “a educação é a melhor e, possivelmente, única maneira de conquistar um futuro de qualidade para o indivíduo e para a sua comunidade”. “Quanto maior a participação e interesse melhores os resultados futuros e isso se reflete nas casas dos alunos, quando participam seus pais de suas vitórias e conquista”, afirma a diretora. O Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini busca oferecer diversas atividades dentro e fora da sala de aula, para aprimorar os pequenos indivíduos, mas torna-los multiplicadores do bem fora da escola.
AS AULAS
Os professores são dedicados a ensinar de maneira que o aluno se sinta inserido na matéria, entenda e compreenda o motivo de aprender determinados temas, sejam eles história, matemática, ciências ou português, usando meios lúdicos e atuais que tragam luz à necessidade do aprendizado. Isso vem dando resultado e mudando a vida de muitos alunos que por ali passam.
EXEMPLO
Assim como esta menção honrosa recebida por uma aluna de uma comunidade onde moram pessoas simples, muitas outras ações e atitudes de diversos outros professores em muitas outras instituições de ensino merecem destaque e respeito. Bons professores formam boas pessoas que formam um mundo melhor.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos da área, incentivando assim seu ingresso em universidades, dentro das áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Desenvolvida em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio.
A 17ª edição da Olimpíada, realizada em 2022, contou com a participação de 49.452 escolas públicas e 5.036 escolas privadas, totalizando 54.488 escolas. Ao todo, foram 18.159.636 alunos inscritos, sendo 17.621.489 alunos de escolas públicas e 538.147 alunos de escolas privadas.