Santo de Casa faz milagre sim

Aluna do Colégio Profª Irma Bianchini recebe menção honrosa em Olimpíada de Matemática.

Talentos existem nos mais diversos locais, mas muitas vezes não são reconhecidos ou não recebem o incentivo necessário para desenvolver suas potencialidades ao máximo. Seja dentro de uma comunidade mais abastada, seja numa comunidade com mais necessidades sociais, talentos existem e precisam ser resgatados.

Trazemos com orgulho a história da jovem Rita de Cássia Ceve Zela, estudante do Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini, que recebeu um Certificado de Menção Honrosa por sua participação na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, por sua excelente participação e desempenho.

A história de Rita de Cássia é semelhante à de muitos jovens moradores de comunidades menos abastadas. Ela é moradora do Bairro São Lucas e estuda no CAIC (Complexo que engloba diversas unidades públicas, como creche, colégio, escola de ensino fundamental, posto de saúde e muito mais), e foi incentivada a participar da Olimpíada de Matemática pela professora Andréa Ceve Santos, que leciona a disciplina difícil da Matemática.

A ALUNA

Rita contou que seu interesse pela matemática vem tanto da vontade de aprender quanto da didática e dedicação aplicadas pela professora Andréa. As aulas, que normalmente são maçantes quando se trata do tema, tem um sabor diferente, pois a professora utiliza conteúdos lúdicos e maneiras de demonstrar o motivo de ensinar determinados temas e apresenta a utilidade disso tudo para a vida dos alunos.

Ela, Rita de Cássia, participou, assim como diversos estudantes da 7ª série, no ano passado, e este ano, já no oitavo ano, O Governo Federal, organizador da OBMEP enviou um Certificado de Menção Honrosa para a jovem Rita de Cássia. Assinado em dezembro de 2022, o certificado foi entregue à jovem dentro da sala de aula, recebendo o reconhecimento dos colegas, professores e diretores. “O fato de ela ter conquistado este destaque foi motivador para a grande procura de outros alunos em participar de uma prova que é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – A Prova Paraná”, relata a diretora do Colégio, Giovana Serena. “A participação foi imensa e em diversas turmas todos os alunos decidiram participar, incentivados pela vitória da jovem Rita de Cássia”, complementa. “Também o sentimento de pertencimento e oportunidade afloraram na comunidade escolar, pois grande parte dos alunos notou que o estudo e a dedicação à educação são a chave para a mudança de vida”, finaliza a diretora Giovana com um brilho nos olhos e muito orgulho em seu relato.

A EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO

Segundo a diretora Giovana, “a educação é a melhor e, possivelmente, única maneira de conquistar um futuro de qualidade para o indivíduo e para a sua comunidade”. “Quanto maior a participação e interesse melhores os resultados futuros e isso se reflete nas casas dos alunos, quando participam seus pais de suas vitórias e conquista”, afirma a diretora. O Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini busca oferecer diversas atividades dentro e fora da sala de aula, para aprimorar os pequenos indivíduos, mas torna-los multiplicadores do bem fora da escola.

AS AULAS

Os professores são dedicados a ensinar de maneira que o aluno se sinta inserido na matéria, entenda e compreenda o motivo de aprender determinados temas, sejam eles história, matemática, ciências ou português, usando meios lúdicos e atuais que tragam luz à necessidade do aprendizado. Isso vem dando resultado e mudando a vida de muitos alunos que por ali passam.

EXEMPLO

Assim como esta menção honrosa recebida por uma aluna de uma comunidade onde moram pessoas simples, muitas outras ações e atitudes de diversos outros professores em muitas outras instituições de ensino merecem destaque e respeito. Bons professores formam boas pessoas que formam um mundo melhor.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos da área, incentivando assim seu ingresso em universidades, dentro das áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Desenvolvida em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio.

A 17ª edição da Olimpíada, realizada em 2022, contou com a participação de 49.452 escolas públicas e 5.036 escolas privadas, totalizando 54.488 escolas. Ao todo, foram 18.159.636 alunos inscritos, sendo 17.621.489 alunos de escolas públicas e 538.147 alunos de escolas privadas.

Na foto a Diretora do Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini, Giovana Tisian Serena, junto à aluna Rita de Cássia Ceve Zela, da oitava série do ensino fundamental e sua professora de Matemática, Andréa Ceve Santos.

O Certificado de Menção Honrosa da OBMEP é motivo de orgulho tanto para os alunos quanto para os professores, diretoria e equipe do Colégio Irma Bianchini. 

Please follow and like us: