São Sebastião apresenta ótimos resultados

Com os trabalhos da nova fase iniciados em meados de janeiro, o Hospital São Sebastião já realizou mais de dois mil atendimentos.

Desde o mês de dezembro de 2020 o Hospital faz parte do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), que tem como Diretor Superintendente o Dr. Geci Labres de Souza Junior. A equipe de administração enviada para a Lapa teve por objetivo, em primeiro momento, adaptar e adequar o Hospital para atendimento ao Covid, instalando novos equipamentos, UTI´s especializadas e trazendo o pessoal necessário para este desafio. Com o fim da intensidade da Pandemia, o plano de transformar o São Sebastião em um hospital efetivamente regional começou a ser trabalhado.

As obras para implantação do novo Pronto Atendimento tiveram apoio de diversas entidades da sociedade civil, entre elas o Rotary Club, a Associação Comercial, Agropecuária e Industrial da Lapa, além de órgãos como o Ministério Público do Trabalho. Também para a conclusão das obras a unidade contou, além das equipes do CHT (Complexo Hospitalar do Trabalhador), com mão de obra cedida pela administração municipal. Desde meados de janeiro os equipamentos destinados a exames de Raio X e Tomografia estão em funcionamento, além do Pronto Atendimento, que vem sendo muito útil à toda a comunidade.

NÚMEROS

Somente nestes 3 meses e meio já foram realizadas 257 cirurgias, além de 847 atendimentos em Clínica Geral. No quesito ortopedia foram 940 os casos atendidos pela nova estrutura, somando a 28 pacientes liberados da triagem, o que totaliza, apenas em três meses e meio o total de 2072 atendimentos nestas áreas.

Os pacientes internados somaram 104 pessoas, sendo que, além destes, 58 foram encaminhados para o CHT, 4 para o Hospital do Rocio, 7 para o Upa da Lapa e apenas um para o Hospital Vita. O total de internamentos somo 174 pessoas.

Estes números mostram a utilidade prática do Hospital, que veio para ampliar e atender de maneira adequada a comunidade do entorno. Apenas um óbito foi registrado neste período, mas 35 cirurgias de emergência e urgência foram realizadas nas dependências do São Sebastião.

OBRAS

Segundo a diretoria da unidade, a próxima etapa prevista para ser finalizada até dezembro é a reforma das alas de tisiologia e ala administrativa, que se localizam em frente ao prédio histórico, a tisiologia à esquerda, olhando de frente, e as sessões administrativas e de terapia na ala à direita. As alas administrativas serão transferidas para as casas que antigamente eram utilizadas como moradia por funcionários da unidade e foram todas reformadas, enquanto que a tisiologia será transferia para outro espaço durante a reforma, que já está com projeto em andamento e em breve começará a ser executada. Na Ala administrativa serão construídas novas enfermarias com dois leitos e sanitários, aumentando a oferta de leitos de internamentos.

UM PRESENTE

Realmente podemos considerar que a nova fase do Hospital Regional da Lapa São Sebastião é um presente para toda a comunidade, facilitando o acesso ao atendimento à saúde, bem como profissionalizando efetivamente o trabalho lá realizado.

O Governo do Estado junto com a direção do CHT e apoio direto da comunidade conquistaram um sonho que vinha sendo esperado há anos por todos os cidadãos da região.

Please follow and like us: