Centro Hípico Lusitano: Uma história de amor por Cavalos      

A paixão pelos animais transformou a vida da família do casal Carlos e Angelita e do Centro Hípico Lusitano.

O Centro Hípico Lusitano, localizado no Distrito de Mariental na Lapa tem uma história riquíssima, ligada a paixão pelos cavalos e o amor de um animal que mudou a vida de uma família toda.

O CHL nasceu há um ano através do sonho da filha do casal de empresários Carlos Oliveira e Angelita Cândido Oliveira. Tudo começou quando o casal, residentes do município de Araucária, comprou uma pequena propriedade em Mariental para passar o fim de semana com a família.

Com duas filhas Kauane e Rhayane, a paixão pelos cavalos sempre esteve presente no seio familiar. Rhayane, a filha mais nova tem o transtorno do espectro autista (TEA), e seus pais notaram que ela estava parando de conversar até com os familiares. O pai coruja comprou um cavalo e deixou na chácara e com o tempo, Rhayane foi se aproximando do animal.

Segundo Carlos, esse primeiro animal era meio bravo, e então ele resolveu vende-lo e comprou outro mais manso. Com o novo animal, o Cabernet, foi tudo mais fácil, Rhayane aos poucos foi se soltando mais. Carlos, como é apaixonado por animais, logo foi aumentando a propriedade, fez uma pista pequena, comprou mais algumas propriedades e então se criou o Centro Hípico Lusitano.

IAN, O CAVALO MILAGROSO

Nesse intervalo da criação da Escola, o Centro Lusitano comprou mais um animal, que tem uma história linda de superação, determinação e milagres. Trata-se do IAN, um cavalo da raça Lusitano que veio para mudar a vida da família e do Centro Hípico.

Como conta o proprietário, IAN foi resgatado de maus tratos. Como o cavalo já foi um artista, passou por muitas coisas e chegou à Escola com desnutrição, magro e doente. Em pouco tempo no Centro Hípico teve que ser hospitalizado em uma Clínica Veterinária por 45 dias, por problemas do passado.

Na clínica o cavalo reviveu, passando por três paradas cardíacas. “Foi um milagre ele sobreviver”, comenta Carlos. Hoje o animal está bem tratado e é o orgulho da família e do Centro Hípico.

Através do IAN, a filha mais nova Rhayane começou a falar novamente, a montar. Com isso está aos poucos está se desenvolvendo muito com a Equoterapia. E a filha Kauane que tinha um trauma em ver sangue, pode se considerar recuperada, pois no primeiro dia que o cavalo chegou ao Centro, ele sofreu um corte na perna e sangrou muito, Kauane sem pensar estancou o sangue, vencendo o medo e trauma.

A ESCOLA HÍPICA

O CENTRO HÍPICO LUISTANO possui uma equipe de profissionais qualificadas para atender a todos. Treinos esportivos e Equoterapia. Lá você vai aprender a montar, andar de cavalo, saltar, aprender a ter o controle dos animais e até a fazer alguns obstáculos na pista.

As aulas são para todas as idades a partir de 06 anos. O professor é João Baldaia, um atleta professor que tem muita experiência e pratica a arte do hipismo há 21 anos, tendo trabalhado em alguns países fora do Brasil.

A primeira aula é experimental e você não vai se arrepender. Com uma superestrutura e animais fantásticos o lugar conta com uma pista de Hipismo, arquibancada e lanchonete. Os animais são muito bem tratados e alguns são famosos como IAN e até o Ramisses que recentemente participou de um filme, que logo estará nos cinemas.

A equipe é formada pelo professor João Baldaia, por seu aluno e auxiliar João Victor e pelo casal Vilmar Franco e Silvana que ficam na coordenação.

Venha fazer uma visita ao Centro Hípico Lusitano, um lugar de família para família. Acompanhe as atividades do Centro Hípico Lusitano no Instagram: @CentroHípicoLusitano

SERVIÇO:

CHL -Centro Hípico Lusitano

(41) 9 9941 – 6685

Rua: André Hammerschimidt, 70 –

Mariental – Lapa

Please follow and like us: