Mais de 30 policiais serão integrados ao 28º batalhão da Polícia Militar

Com a formatura prevista para setembro, mais de 30 novos PMs serão integrados ao efetivo do 28º Batalhão de Polícia Militar sediado na Lapa, melhorando em muito a atuação da instituição.

Em entrevista com o Major Carneiro, atual subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, sediado na Lapa, este contou da importância da formação de novos alunos para a ampliação do efetivo da Polícia Militar.

A necessidade de maior efetivo é constante e a presença dos alunos, que no momento estão em fase de estágio operacional, mostra que a presença da polícia realmente colabora, além da sensação, com a efetiva segurança da Comunidade.

Os alunos são incluídos nas operações para terem efetiva formação e conhecimento do trabalho futuro a ser realizado e com isso todos ganham, afinal onde o Estado não está, os marginais tomam conta.

Segundo Major Carneiro a presença da polícia nos mais diversos locais auxilia em muito no combate à criminalidade. Seja nas rondas com veículos ou mesmo rondas feitas a pé, a presença dos PMs é sempre bem vinda pela comunidade que se sente mais protegida.

As formaturas em conjunto de todos os Policiais Militares em formação atualmente, estão previstas para setembro e mais de 30 deles serão incorporados aos municípios que fazem parte do 28º Batalhão de Polícia Militar. Com esses novos profissionais o trabalho da polícia se torna mais efetivo, auxiliando inclusive na melhoria das escalas de trabalho e, principalmente, no atendimento direto às ocorrências, o que hoje é a principal atividade policial.

Carneiro ainda afirma que a função primordial da Polícia Militar é a prevenção de ilícitos, porém com o aumento da criminalidade, a PM acaba trabalhando na repressão do crime.

COMUNIDADE UNIDA

Segundo o Subcomandante é muito importante a prevenção pelo cidadão para evitar ser vítima de criminosos. Hoje, com as tecnologias existentes, é muito fácil e rápida a criação de grupos de vizinhos em aplicativos de mensagem, mesmo que sejam apenas os vizinhos da mesma rua, um cuidando do outro faz com que a segurança seja maior.

A instalação de câmeras de segurança e dispositivos correlatos tornou-se mais baratos e viáveis, e por isso a sugestão de utilizar esses dispositivos é bem-vinda.

Semanas atrás fizemos uma matéria falando sobre vigilância comunitária ou vizinhança unida em torno da segurança. A existência de grupos de vizinhos unidos pela segurança colabora em muito na prevenção e repressão ao crime e a sugestão é bem válida. Com todos cuidando um do outro, o crime é reduzido.

Além disso Carneiro afirmou que é importante o cidadão não esperar acontecer um crime para depois se prevenir. Cadeados, grades, câmeras de segurança, integração com os vizinhos, sensores de presença ou mesmo alarme nas residências inibem em muito os atos ilícitos.

A existência de câmeras colabora também com a busca pelos criminosos no caso de um ocorrido, visto que conseguem-se definir rotas de fugas, além dos carros usados e inclusive os rostos dos criminosos.

190

Uma coisa importante que foi frisada pelo subcomandante Major Carneiro é a questão da chamada para atendimento de ocorrências. Segundo ele é mais efetiva a utilização do número 190 para mobilização das viaturas para os atendimentos através deste número do que ligando direto na 1ª CIPM, além do mais, com a utilização do número 190, mesmo que aparentemente seja mais demorado, a polícia tem mais condições de agir e as estatísticas são atualizadas, o que viabiliza a ação dos policiais nos locais com maior incidência de crimes.

Além disso existe também o número 181 que é usado para denúncias anônimas.  Neste caso quanto maior o número de denúncias, mais fácil para a polícia identificar crimes, principalmente relacionados ao tráfico de drogas, somando a isso a quantidade de denúncias também é utilizada no processo judicial como agravante para a manutenção do criminoso na cadeia ou para o aumento de sua pena.

NOVO COMANDANTE

O 28º Batalhão está de Comandante novo. O Major Izoel Pavan de Souza já chegou ao seu novo posto e está se ambientando com toda a situação dos Municípios atendidos pela Unidade e em breve teremos uma entrevista com o novo Comandante para saber mais sobre sua linha de ação. 

Major Carneiro Subcomandante do 28ºBPM.
Please follow and like us: