Vem aí o 14° Festival de Cinema da Lapa

O evento é consolidado como uma das principais celebrações do cinema nacional e contará com uma programação gratuita repleta de atrações especiais.

Entre os dias 27 a 30 de julho, a histórica cidade da Lapa, vai parar para receber a 14ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento se consolidou como uma das principais celebrações do cinema nacional e contará com uma programação gratuita repleta de atrações especiais. O evento que vai ser realizado no Clube 7 de Setembro, tem a sua cerimônia de abertura às 19h30. A entrada é gratuita.

Entre os destaques desta edição, está a Mostra Competitiva com 4 longas metragens: “Desapega”, “Nada é por acaso”, “Perlimps”, e “Franco e o trem do medo”. Além da exibição dos filmes da competitiva, o público será agraciado com a sessão da meia noite, na sexta-feira, que exibirá o longa “As almas que dançam no escuro”. O festival desse ano tem a honra de homenagear a renomada atriz brasileira Rosamaria Murtinho. Outro destaque é participação ilustre da atriz Nívea Maria, dos atores Wagner Santisteban e Marcelo Argenta.

OFICINAS

Na semana do evento acontecem três oficinas de cinema à comunidade, que serão ministradas pelos diretores Gustavo Piaskoski e Marcos DeBrito, e outra pelo ator Marcelo Argenta. Um dos principais objetivos do festival é o de valorizar e difundir o cinema brasileiro, proporcionando ao público o acesso gratuito a obras de qualidade de nossa cinematografia.

O Festival de Cinema da Lapa é uma realização do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, tem coordenação de Maria Inês Borges da Silveira, curadoria do cineasta Fernando Severo, e conta com

produção da Labirinto, Duplo e Santa Bárbara Produções.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

27 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) 10h00 – Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Infantis:

Coelhitos e Gambazitas (direção de Thomas Larson), Paloma (direção de Alex Reis), Comedores de Sonhos (direção de Mike Wanderroscky), Cadim (direção de Luiza Pugliesi Villaça), Vidas de Papel (direção de Karen Takahara), Mise en Place (direção de Pedro Rigamonti).

14h00 – Sessão Infantil 1: Tarsilinha (direção de Kiko Mistrorigo e Célia Catunda).

19h30 – Cerimônia de Abertura Show com o Belas Trio Filmes da Oficina de Produção Audiovisual do Festival da Lapa.

20h30 – Mostra Competitiva de Longas-Metragens 1: Desapega! (direção de Hsu Chien).

28 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) 10h00 – M. Competitiva de Curtas-Metragens Infanto-Juvenis: Missão Berço Esplêndido (direção de Joel Caetano), Cineminha no Beco (direção de Renato Oliveira), Disque Amizade (direção de Eduardo Aliberti), Ausência (direção de Alexia Araujo), Eu Me Chamo Darwin (direção de Well Darwin), Praia dos Tempos (direção de Luan Santos).

14h00 – Sessão Infantil 2: Turma da Mônica: Lições (direção de Daniel Rezende).

16h00 – Sessão Especial 1: Tiomkim – Trilha Sonora Para Uma Vida Inquieta (direção de Estevan Silveira).

17h00 – Sessão Especial 2: Dias de Glória (direção de Mara Ganzert).

18h00 – Abertura da Exposição “Acervo Tiomkim”, organizada pelo MIS-PR (Casa da Música) 19h30 – Mostra Competitiva de Longas-Metragens 2: Nada é Por Acaso (direção de Márcio Trigo).

23h30 – Show de abertura da Sessão da Meia-Noite com a Banda Dylan Dog.

24h00 – Sessão da Meia-Noite: Apóstolos (direção de Marcos DeBrito).

As Almas Que Dançam no Escuro (direção de Marcos DeBrito).

29 DE JULHO (SÁBADO) 14h00 – M. Competitiva de Curtas-Metragens Paranaenses: Silêncio Bruto (direção de João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira), Chovendo Peter (direção de Almir Correia), Banho de Folhas (direção de Mauricio Santos), Fobia (direção de Bruno Frediani), Cru (direção de Lois Schmidt e Maraline Loize), Maia (direção de Renata Prado), Hors-concours: Geração Cinemateca (direção de Miriam Karam).

16h00 – Mostra Competitiva de Longas-Metragens 3: Franco No Trem do Medo (direção de Salete Machado e codireção de Talicio Sirino).

19h30 – Entrega de Diplomas de Mérito para Regina Vogue e Aracy Pedrozo / Entrega do Troféu Tropeiro a Rosamaria Murtinho. 14h00 – Sessão Especial 3: Nossas Senhoras (direção de Valdemir Milani).

30 DE JULHO (DOMINGO) 14h00 – Mostra Competitiva de Longas-Metragens 4: Perlimps (direção de Alê Abreu)

15h30 – Encontro com Nívea Maria com mediação de Wagner Santisteban 16h30 – Sessão Especial 4: Capitão Astúcia (direção de Filipe Gontijo)

19h30 – Cerimônia de Premiação e Encerramento: Show da Orquestra Cordas do Iguaçu Filmes da Oficina de Gravação de Vídeos Com o Celular Filmes do Celulapa Premiação das Mostras Competitiva.  

Please follow and like us: