Professora Maria Edith lança livro sobre o Cerco da Lapa

Lançamento do livro “ Eu e o Cerco”, aconteceu no dia 02 de setembro no salão de eventos da Casa do Pastel.

No último dia 02 de setembro de 2023, aconteceu o lançamento do livro “Eu e o Cerco” da professora aposentada Maria Edith Ganzert Pierin, o lançamento aconteceu no salão de eventos da Casa do Pastel, onde dona Maria Edith autografou o livro com muito carinho e orgulho.

Dona Maria Edith, Lapeana nata, nascida e criada na rua 13 de maio, professora aposentada, lecionou em todos os colégios da cidade da Lapa, iniciou no colégio Manoel Pedro, porém seu maior tempo letivo foi no colégio General Carneiro.

Dona Maria Edith que agora no dia 16 de setembro completa 91anos de vida, sentiu-se agraciada e muito comovida com a quantidade de amigos e convidados que prestigiaram o lançamento de seu livro, pois conforme ela nos relatou “Devido a pandemia se sentiu muito isolada e com sua idade elevada, com uma dificuldade para caminhar “graças ao bom Deus caminho”, mas devagarinho e se emocionou em ver que não havia sido esquecida pelas pessoas.

Conta ela que esperava no máximo 30 pessoas, mas que se surpreendeu ao ver centenas de amigos empolgados para obter sua obra, que se esgotou no mesmo dia, levando a criar uma lista de espera para mais tiragens do livro.

EU E O CERCO

Com um carinho inenarrável ela nos conta um pouquinho da história e o que à motivou escrever este espetacular livro, que entra para a o acervo dos livros lapeanos. “Tudo começou devido eu gostar de escrever e ao meu hábito de leitura. Certo dia minhas filhas vendo a quantidade de texto escritos e sob incentivo incansável da grande amiga Beatriz Portes, me deixei levar a esta realização”, comenta dona Maria Edith.

O livro conta a história real durante o tempo sangrento onde morreram cerca de 500 pessoas durante os 26 dias do CERCO, incluindo fatos que ocorreram com seus antepassados, onde houveram decapitações e fuzilamentos, quase vindo destruir por completo a cidade da Lapa. Mas com a coragem e determinação em não se render mostrada pelos lapeanos, fizemos parte desta história.

Encantados com o conteúdo e com o carinho de quem narra de forma surpreendente a história pedimos a para a sra. Maria Edith deixar uma mensagem aos leitores e lapeanos e com os olhinhos lacrimejados ela nos disse, “que os jovens se interessem mais pela cultura e história da nossa linda Lapa, pois a história está se fragilizando com passar do tempo”.

“O livro “EU e o Cerco” foi um presente das filhas, familiares e amiga, não tive se quer noção dos custos, então resolvi que todo o lucro venda dos livros fossem destinados ao Educandário São Vicente e para os Vicentinos”, relata a lapeana Maria Edith toda feliz com a obra.     

Please follow and like us: