Hospital Regional da Lapa celebra 96 anos de história e tradição

No dia 30 de outubro, o Hospital Regional da Lapa celebrou 96 anos como referência na região.

O Hospital iniciou suas atividades com o nome de Sanatório São Sebastião foi o primeiro hospital construído no Brasil com dinheiro dos cofres públicos para tratamento específico da tuberculose. Inaugurado em 30 de outubro de 1927 foi idealizado pelo governador Caetano Munhoz da Rocha. A intenção do governador Munhoz da Rocha era dotar o Paraná de um estabelecimento modelo para o tratamento dos tísicos, por isso, o Sanatório foi feito nos moldes dos sanatórios suíços. A escolha de designar esta unidade hospitalar de São Sebastião deu-se devido a São Sebastião ser o nome do santo que é considerado o “Protetor das Pestes”.

Após reestruturação, Hospital Regional da Lapa celebrou na última segunda- feira, 30 de outubro, 96 anos como referência na região. O Hospital Regional São Sebastião teve grande destaque durante a pandemia com mais de 1,4 mil internações, somente para pacientes com Covid-19.

NOVA GESTÃO

Em 2019, a unidade possuía 49 leitos ativos, registrando 413 internamentos naquele ano. Considerada como subutilizada, o Estado decidiu adotar medidas para ampliar o atendimento. Com isso, transferiu a gestão do hospital ao Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), em 2020, para potencializar o atendimento ao grande número de pacientes da região em busca de assistência médica na pandemia.

Durante a pandemia, o Governo do Paraná entendeu que poderia acolher aqui as pessoas que precisavam dessa assistência. O Hospital do Trabalhador tem uma vasta experiência no atendimento a Covid-19, e veio para cá porque era uma situação de calamidade pública. Com a medida, foram ativados 40 leitos de isolamento respiratório e, inclusive, inaugurada a primeira Unidade de Terapia Intensiva da Lapa, em 2021, para atendimento a pessoas com o coronavírus. A iniciativa foi na contramão de outros estados que optaram pela implantação de hospitais de campanha ao invés de ampliar os investimentos em hospitais regionais de forma definitiva. Com isso, o número de internações só para estes pacientes chegou a 1,4 mil. De lá pra cá, com a nova gestão, foram investidos cerca de R$ 21 milhões em reforma da unidade, adequações da rede elétrica e nova pintura externa, além da aquisição de novos aparelhos como Raio-X e outros para o Centro Cirúrgico. Hoje, a estrutura conta com 84 leitos, representando um crescimento de 71% nos últimos quatro anos, tendo realizado 1.109 internamentos apenas em 2022.

Em abril deste ano, o Hospital Regional da Lapa inaugurou o novo pronto-socorro, que conta com três salas de cirurgia, uma delas para pequenos procedimentos, e outras duas para cirurgias de pequena e média complexidade, além de enfermarias clínica, cirúrgica e de tisiologia, para atendimento de problemas respiratórios. A unidade conta, ainda, com equipamentos de tomografia em funcionamento por 24 horas, raio-x digital, ultrassonografia e dez leitos de UTI. O novo pronto-socorro fortalece a regionalização da saúde, onde são beneficiadas 270 mil pessoas que vivem em 13 municípios da região.

Uma novidade para o município da Lapa, o Hospital Regional conquistou mais um grande salto na evolução metodológica, será a implantação de um mamógrafo, agora as mulheres da Lapa e região poderão realizar o exame de mamografia na Lapa. 

Please follow and like us: