Helmut Dück – uma vida dedicada ao próximo

Nesta edição, vamos conhecer a história de Helmut Dück, coordenador do Centro de Apoio Estrela de Belém – AMAS.

No município da Lapa, muitas foram as personalidades que fizeram parte do desenvolvimento local. Assim, nada mais justo relatar as histórias dessas pessoas. Muitos atuam em cargos públicos ou estiveram na linha de frente de movimentos importantes, ganharam notoriedade e se destacaram nos registros do município. No entanto, os alicerces mais importantes de uma comunidade são construídos através do trabalho daqueles que dedicam o seu tempo e energia às instituições em benefício de todos, sem esperar nada em troca, simplesmente por amor. Nesta edição, vamos conhecer a história do Pastor lapeano Helmut Dück, coordenador do Centro de Apoio Estrela de Belém- AMAS.

O LAPEANO HELMUT DÜCK

O Sr. Helmut Dück veio morar na Lapa em 1971, ocasião em que foi criado o primeiro assentamento agrário, quando a Cooperativa CLAC realocou seus cooperados, dos que forneciam leite para a cooperativa na área do Alto Boqueirão em Curitiba-PR. Com o desenvolvimento da cidade, tiveram que sair em busca de um local apropriado. A princípio Helmut com sua esposa Aaltje Cnossen Duck tiravam seu sustento através de uma Granja de aves. Helmut sempre foi muito atuante na religiosidade como pastor dos Irmãos Menonitas, instituição através da qual acompanhou e participou da fundação da Estrela de Belém.

A ESTRELA DE BELÉM

A Estrela de Belém foi fundada em 1989, atendendo inicialmente às necessidades locais identificadas pela Igreja Irmãos Menonitas do Núcleo Leiteiro, no município da Lapa-PR. Estas necessidades giravam em torno do atendimento de crianças dos 4 meses aos 6 anos de idade. A creche iniciou suas atividades em terreno doado pela Igreja Irmãos Menonitas, que posteriormente também construiu a Igreja no mesmo local. O trabalho inicialmente contou com poucas crianças, chegando em 2008 a atender 85 crianças, tendo 9 funcionários.

Em 2008, a Creche Estrela de Belém passou a funcionar na forma de Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, mudando também o seu nome para Centro de Apoio Estrela de Belém. Este sistema permite que os pais trabalhem durante todo o dia, sendo que parte do dia a criança permanece na escola e parte do dia no Centro de Apoio. Neste tempo de 4 horas, as crianças recebem 2 lanches e almoço. Em atenção à integralidade no atendimento à criança, o Centro de Apoio Estrela de Belém conta com aulas de música, nutricionista, psicólogo, além de alguns educadores que são pedagogos ou formados em magistério. Para a manutenção das atividades destaca-se a atuação das cozinheiras e serviços gerais.

Nos dias de hoje, a Unidade AMAS Estrela de Belém atende 240 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Em dezembro de 2021, a Lapa ganhou uma nova unidade da AMAS, o Centro de Apoio Estrela de Belém. Um prédio belíssimo que conta com uma área de 850 m2 com o que há de mais moderno e acolhedor para ampliar o atendimento de contraturno escolar. A unidade é a mais moderna entre todos os nove Centros de Apoio da AMAS no Paraná e isso foi possível através de doações da comunidade alemã e de outros parceiros.

HELMUT E A ESTRELA DE BELÉM

O Centro de Apoio de Estrela de Belém e a vida do lapeano Helmut Dück estão entrelaçados, são 35 anos de trabalho, dedicação e amor. Como diz Helmut, “todo o mês é uma luta para fechar as contas, levar dignidade aos alunos e funcionários, mas nunca deixamos de cumprir nossa obrigação, pois Deus sempre abre os caminhos e no final vencemos”, afirma o lapeano todo feliz. A história de dedicação de Helmut merece ser contada e é digna de aplausos. Exemplos como esses que devem ser enaltecidos sempre.   

Please follow and like us: