A história de superação da família Durau no cultivo de morango

A oportunidade de serem produtores de morango em uma pequena área da família, mudou o rumo do casal Tadeu e Leonilda Durau.

O morango agrada o paladar de diversas pessoas, sendo utilizado em muitas receitas. Ele é tão versátil que é usado em sucos e sobremesas, como bolos, tortas, sorvetes. Também costuma ser oferecido acompanhado de chocolate derretido ou açúcar para amenizar um pouco o seu sabor ácido. Em Contenda, na localidade rural de Mato Dentro, a família Durau produz morangos e contam como tudo começou.

AGRICULTURA FAMILIAR

Foi na plantação de morango que o casal Tadeu Durau e Leonilda Durau encontrou o sustento da família. Há alguns anos, os dois decidiram mudar de ramo, para tentarem algo novo no meio rural e com muita persistência tudo deu certo. Foi pelo sonho e determinação da dona Leonilda que a família iniciou no novo ramo.  No começo, o casal plantava cebola, feijão e milho, mas pela dificuldade encontrada no plantio e os preços baixos nos produtos citados, o casal resolveu mudar, seguindo o antigo sonho da dona Leonilda que sempre gostou da produção de morangos.

A oportunidade de serem produtores de morango em uma pequena área da família, mudou o rumo dos dois. Com muitos desafios enfrentados no dia a dia do campo e com o apoio técnico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Contenda, através de cursos do Senar. O casal hoje produz uma boa quantidade de morango, que é vendido no Mercado do Produtor (CEASA). Na pequena propriedade, são plantadas cerca de 25 mil plantas em uma área de 2.100m² de estufa e mil metros de túnel elevado. O que sobra das vendas na propriedade é reaproveitado também, os morangos são congelados e vendidos para polpas. “Hoje posso garantir, nunca é tarde para diversificar”, ressalta Da. Leonilda.

Para o casal, além da possibilidade de usar apenas mão de obra familiar, a principal mudança com a diversificação de culturas está na qualidade de vida. “Nossa propriedade é pequena, mas desfrutamos de uma qualidade de vida muito boa. Aqui tiramos nosso sustento e agregamos muitos valores, temos muito orgulho de tudo que produzimos”, além de poder dar um encaminhamento profissional para os três filhos, hoje já adultos. Todos morando em Araucária o mais velho é técnico agrícola, outro é Engenheiro mecânico e sua filha se forma este ano Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal”, comenta dona Leonilda toda feliz e entusiasmada com todo o poder da Agricultura Familiar.

Please follow and like us: