COMO PREVENÇÃO, IAT INTERDITA ACESSO A PONTOS TURÍSTICOS DO PARQUE DO MONGE

Trilha que ligava a Gruta do Monge à Pedra Partida foi bastante danificada em razão dos deslizamentos de terra decorrentes da intensidade das chuvas que caíram na Lapa nos meses de setembro e outubro. Escadaria que dá acesso à gruta também sofreu avaliações.

O Instituto Água e Terra (IAT) confirmou nesta quarta-feira (6) a interdição por tempo indeterminado da trilha da Pedra Partida e da escadaria que dá acesso à Gruta do Monge, no Parque Estadual do Monge. O percurso de aproximadamente 450 metros liga dois dos principais atrativos turísticos do complexo ambiental.

A medida é preventiva e busca a segurança dos usuários, já que a trilha foi severamente danificada em razão de deslizamentos de terra causados pelas chuvas em setembro e outubro. Já a escadaria sofreu infiltração e corre o risco de cair.

De acordo com geólogos e engenheiros que vistoriaram a Unidade de Conservação (UC), a demarcação foi destruída em diversos pontos, com indícios de instabilidade nos maciços de arenito. O IAT estuda a possibilidade de criar um percurso alternativo, bem como um novo acesso à gruta. O órgão ambiental pretende começar nos próximos dias o mapeamento da nova área.

Apesar da interdição de dois importantes pontos turísticos, o parque segue funcionando parcialmente

A Unidade de Conservação está entre as mais visitadas do Paraná. Recebeu 43,7 mil pessoas no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas da Ilha do Mel, em Paranaguá, no número de visitantes.

Além disso, reforçou o diretor, o Parque do Monge integra um projeto-piloto, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, para aceleração de delegação de serviços de turismo, com foco na ampliação de oportunidades de visitação, como a criação do núcleo Serena, em que estão em avaliação possibilidades de uso do espaço para cavalgadas, quadras esportivas, áreas de recreação, estacionamento para motorhomes. O Plano de Manejo do parque também está sendo revisado para aproximar ainda mais a UC da população.

O Parque Estadual do Monge, situado no município da Lapa (RMC), volta a receber visitantes neste sábado (20). – Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Please follow and like us: