Esta é uma frase do presidente da LAPAVA (Lapa Veículos Antigos) ao iniciar a nossa entrevista.
Nos idos de quatro de fevereiro de 2008 fundava-se a LAPAVA (Lapa Veículos Antigos), uma associação da sociedade civil buscando valorizar suas paixões e amores por veículos antigos. No início apenas quatorze pessoas participantes o que cresceu nestes anos para quase sessenta integrantes atualmente.
Desde o ano da fundação a ideia principal era criar um encontro marcante e bem organizado buscando trazer amantes de veículos antigos para enfeitar as ruas da Lapa. Este ano será realizado o 11º Encontro de Veículos Antigos, nos dias 06 e 07 de abril, que deve contar com mais de um milhar de exemplares de veículos restaurados e conservados expostos nas ruas históricas da Lapa.
Todos ganham com isso. Restaurantes, postos de gasolina, artesãos, mas principalmente ganha a cidade da Lapa com seu nome como receptivo das mais diversas categorias e marcas de veículos antigos em exposição. Nos primeiros encontros a média era de apenas três mil pessoas passeando e visitando e a previsão para esta edição é de mais de dez mil visitantes, dentre eles turistas e cidadãos moradores da cidade que poderão aproveitar as novidades do evento.
O LAPAVA já chegou a reunir em um de seus encontros a espantosa quantia de 1.260 veículos antigos, carros especiais que mostram a paixão dos seus proprietários pela preservação e conservação dos mesmos. Desde o veículo que transportou o falecido Papa João Paulo II, passando por todos os mais diversos modelos, estarão disponíveis para a visitação popular.
Um destaque importante são os carros de mais idade, como os Ford 29 e os primeiros Chevrolets que abrilhantam o evento e sempre são destaque para os visitantes. Um detalhe importante a se relembrar é que hoje o proprietário de um veículo antigo não é mais dono de um “carro velho”, pois conta com placas pretas que atestam todo o seu valor e dedicação.
O PRIMEIRO ENCONTRO
O primeiro encontro do LAPAVA foi realizado no dia 21 de março de 2010, contando com pouco mais de trezentos exemplares de antigos presentes. Para o 11º Encontro são esperados mais de hum mil exemplares dos antigos, o que trará um saudosismo especial para o Centro Histórico, pois carros antigos combinam muito bem com o nosso patrimônio preservado.
Um bom passeio enfeitado pelas relíquias antigas, ainda mais acompanhado de uma boa comida típica bem preparada garante a volta dos visitantes e participantes.
O ANIVERSÁRIO
Desde 2008 unidos em associação os membros da LAPAVA comemorarão seu aniversário no próximo dia 2, sendo a data de aniversário apenas no dia 4. No evento já serão, além da confraternização deveras importante, decididos alguns rumos para o próximo encontro.
Atualmente a Diretoria é composta por Paulo Cesar Bittencourt, Eraldo do Nascimento, Cássio Carneiro, Julio César, Sérgio Gurski e Eduardo Wosniak, mas já foram muitos os importantes participantes destas funções de grande responsabilidade e capacidade.
ATRAÇÕES
Famosos por suas atrações musicais, os encontros do LAPAVA sempre oferecem música de qualidade aos visitantes e nesta edição não poderia ser diferente. Dr. Beer e Creedence Cover já estão confirmados nos dois dias do evento e farão com que a galera presente possa se balançar ao som daquele bom e velho Rock and Roll clássico que todos gostam.
APOIOS
O LAPAVA ao convidar toda a comunidade para seu encontro em abril, agradece antecipadamente ao Grupo Potencial Biodiesel, que vem sendo seu patrocinador Master nas principais edições, além do Cressol que se juntou ao grupo de patrocinadores. Também as Baterias Moura e os Jipes Barigui estarão presentes e colaborarão para o sucesso do encontro.