As irmãs internacionais se reúnem

Uma família internacional que mostra seu amor a todos os momentos, mesmo estando à distância de um continente, foi assim a reunião das irmãs Cnossen, integrantes de uma família com 15 irmãos, sendo destas seis meninas que sempre estão juntas.

A Lapa foi palco de um encontro inusitado e muito especial. A família das irmãs Cnossen reuniu-se neste início de ano para aproveitar a companhia mútua e para matar as saudades. Filhas de uma família formada por quinze irmãos, as meninas da turma mantém o contato entre si utilizando aplicativos de mensagens e contatos constantes. Dos quinze filhos que vieram ao Brasil nos anos setenta, seis são mulheres e cada uma construiu sua vida e família em diversas partes do mundo. Uma delas é esposa de Helmut Duck e uma das grandes promotoras do trabalho na Creche Estrela de Belém e foi a anfitriã nesta reunião de família que trouxe irmãs dos mais diversos lugares no mundo, incluindo Holanda e Canadá, sem contar Minas Gerais e Núcleo Leiteiro.

O encontro há muito planejado aconteceu no mês de fevereiro deste ano e a sede para a visita foi a Lapa, onde os pais tiveram a oportunidade de empreender no assentamento de reforma agrária onde se situa o Núcleo Leiteiro, na década dos anos 1970. Com sua vinda para o Brasil, no século passado, o casal alemão de sobrenome Cnossen ocupou seu espaço na comunidade continuando a trabalhar e viabilizar o sustento para seus filhos, mostrando o trabalho e a dignidade como principais valores a todos os integrantes da família. Dali cada um dos filhos buscou seu futuro e acabou se deslocando para diversos lugares no mundo. Assim a reunião de família não era mais uma coisa fácil a ser realizada, mas as meninas da família deram o seu jeitinho.

A última reunião entre as irmãs Ike, Aaltje, Grietje, Antina, Anna, e Echbertje foi em 1988. De lá prá cá todas elas se comunicaram dentro do possível e sempre mantiveram o vínculo. Ultimamente conversam num grupo de WhatsApp onde só estão ‘as meninas’ e isso faz com que mantenham a proximidade e união.

Na reunião entre irmãs puderam visitar desde o Buraco do Padre, em Ponta Grossa, até apreciar o barreado em Morretes, além de passear pela Lapa de todas as formas que foram possíveis, mas o mais importante foi a união entre a família, indicativo este que mostra que o amor entre elas continua sendo grande, mesmo que morem tão longe uma das outras como atualmente.

Esta união e amor demonstrado é um exemplo para todos nós que temos irmãos e cultuamos a família como um bem superior, afinal, a dificuldade na organização desta viagem rendeu inúmeros casos divertidos e marcantes.

Desejamos que a união entre elas sempre seja constante, assim como com o restante dos irmãos e que Deus ofereça a oportunidade de reunirem-se mais uma vez ao menos, com o mesmo amor e dedicação apresentados neste encontro.    

Please follow and like us: