A Secretaria Municipal de Saúde confirma o primeiro caso autóctone de dengue, com contaminação dentro do município

A Vigilância em Saúde realizou esta semana a Delimitação de Foco (DF), com as agentes indo até a residência do paciente e, num raio de 300 metros da casa.

É um jovem de 12 anos, encontra-se em estado moderado e por não possuir histórico de viagens, a confirmação coloca a Lapa entre as cidades com a presença do mosquito Aedes aegypti contaminado.

A Vigilância em Saúde realizou esta semana a Delimitação de Foco (DF), com as agentes indo até a residência do paciente e, num raio de 300 metros da casa, todos os imóveis são visitados em busca de água parada e possíveis criadouros do mosquito. A VISA já identificou a presença do mosquito contaminado no Jardim Santa Zélia, Esplanada, Vila do Príncipe e principalmente na Cidade Nova. Nestas áreas os trabalhos de prevenção são intensificados. Outra medida implantada foi a divisão do perímetro urbano em quatro partes para facilitar o monitoramento.

Além dos trabalhos das agentes, uma equipe foi formada para levar orientações a estabelecimentos comerciais, escolas e colégios. Também um carro de som percorre a região central e bairros da cidade pedindo o apoio da população no combate à dengue. As denúncias podem ser realizadas pela plataforma 156. Os sintomas da Dengue são febres, usualmente entre 2 e 7 dias, seguida de duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, mialgia, cefaleia, dor atrás dos olhos.

Please follow and like us: