Ainda que não haja uma localização ou data específicas, a imagem é familiar para muitos lapeanos que presenciaram e participaram dessa importante atividade agrícola.
Um trabalho tradicional que marcou gerações. Nesta foto icônica, vemos a plantação sendo preparada por tratores, enquanto trabalhadores se dedicam à colheita e ensacamento do tubérculo. Um trabalho árduo, mas que unia a comunidade e garantia o sustento de muitas famílias lapeanas. Ainda que não haja uma localização ou data específicas, a imagem é familiar para muitos que presenciaram e participaram dessa importante atividade agrícola. A Batata foi o produto agrícola que chegou em nossa região com os primeiros imigrantes, a terra propícia para o plantio, logo se tornou o principal produto das roças.
No início os sulcos eram abertos com tração animal, alguns trabalhavam com cavalos outros com juntas de boi, depois da terra preparada as mudas eram plantadas e com o tempo era feita a colheita que reunia grande número de pessoas que no início era feito em forma de mutirão onde as famílias vizinhas se reuniam para a colheita, os tubérculos fora da terra eram recolhidos e ensacados e seguiam o caminho para o comércio.
Na foto, vemos uma plantação atual, com a terra revolvida por equipamento acoplado à trator, deixando para trabalho braçal de diversos trabalhadores a colheita e ensacamento das batatas. Muitas pessoas em nossa cidade, trabalharam na colheita de batatas, é um trabalho por igual, independe de idade e sexo, o objetivo é retirar o produto da terra, ensacar e no final do dia receber pelo trabalho. Essas tradições e valores transmitidos ao longo das gerações são fundamentais para entender a identidade e a história da comunidade envolvida na colheita de batatas. A gratidão expressa no final ressalta o reconhecimento da importância desse trabalho para todos aqueles envolvidos.
Foto: José Paulo Fagnani