Uma homenagem aos pedagogos

Nesta conversa com a pedagoga Roseli Maria Santos contamos um pouco da sua vida e carreira na educação e estendemos a homenagem a todos os profissionais da área pelo seu dia que foi comemorado na segunda-feira (20).

Uma vida dedicada à educação. É a definição da profissional Roseli Maria Santos. Ela começou a lecionar no ano de 1986 e teve oportunidade de conhecer as mais diversas realidades das mais diversas escolas, inicialmente no interior do município e depois na cidade.

Roseli nos contou da dificuldade que foi para completar seus estudos. Até a antiga sétima série morava com seus familiares na cidade, mas seus pais mudaram-se para o interior, o que foi um entrave para a continuidade da educação. Mesmo assim ela ficou por aqui e concluiu seus estudos às custas de muitas saudades por estar longe do seio familiar. Voltou a morar com seus pais e aos dezenove anos uma amiga muito querida, Márcia Pereira Fávaro, a convidou para lecionar na escola estadual do Canoeiro. Ela fez o teste e passou. Lecionou dois anos na comunidade e aí foi para a Carqueja, onde precisava caminhar cinco quilômetros para chegar à escola.

Entre idas e vindas trabalhou como diretora numa escola do interior e iniciou sua formação como pedagoga na UnC – Universidade do Contestado, onde formou-se em 2002. Junto a essa graduação já engatou uma pós-graduação na Fael e com isso estava apta a trabalhar diretamente na pedagogia. Em 2004 passou no concurso do Estado e também do município. Foi pedagoga na Escola David Carneiro e também em uma escola no município de Campo do Tenente. Voltou em 2006 para a Lapa, trabalhando na escola Antônio Lacerda Braga.

A jornada da pedagoga é longa, mas para resumir ela pôde trabalhar em inúmeras escolas tanto municipais quanto estaduais. Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Agrícola da Lapa, local que, segundo ela, é excelente para trabalhar.

A BASE

Roseli afirma que a escola é um ambiente para transmitir conhecimento, sendo que educação e comportamento devem vir de casa, o que não vem acontecendo ultimamente devido à falta de interesse de muitos alunos e também, principalmente, de pais de alunos que não os acompanham de maneira adequada. Quando os pais acompanham e estão presentes no ambiente escolar o desempenho dos alunos é melhor e sua formação é muito mais completa do que aqueles com pais ausentes.

A FUNÇÃO

O professor não é o detentor do conhecimento absoluto, ele tem que trocar o saber com os alunos, é o que diz nossa entrevistada. O conhecimento prévio é importante para a efetiva educação e transmissão do conhecimento. O pedagogo é um profissional que auxilia nessa função e colabora com a organização da escola, sendo procurado por pais e alunos para discutir os mais diversos assuntos, mesmo diversos do que acontece na instituição e deve estar preparado para atender a contento o que se apresenta.

CONSELHO

Só fica mesmo e faz bem feito quem gosta. Para trabalhar na educação é necessário gostar primeiramente de gente, afirma Roseli. O conselho da pedagoga para quem quiser ingressar no mundo pedagógico é ter a consciência de que vai enfrentar as mais diversas realidades e personalidades e, para um bom aproveitamento de sua carreira, deve ser compreensivo, entendendo as diferenças entre cada indivíduo e sabendo como lidar com as mais diversas situações.

As famílias hoje não são tão estruturadas como antigamente e isso é um complicador. Roseli afirma que muitas vezes a realidade do aluno é muito mais complicada do que se imagina e a escola tem que fazer a sua parte para, no mínimo, acolher a diferença das situações e pessoas. Em muitos casos o único abraço e atenção que a criança e adolescente recebe é na escola, seja de professores, seja de amigos, por isso o respeito, acolhimento e muito amor são necessários para exercer a função.

HOMENAGEM

Agradecemos a disponibilidade da nossa entrevistada e com essa bela história estendemos nossa homenagem a todos os profissionais da pedagogia pelo seu dia (20), principalmente àqueles que fazem a diferença em seus trabalhos, ajudando a construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Parabéns a todos.

Roseli Maria Santos – 38 anos de dedicação à educação.
Please follow and like us: