A prepotência dos derrotados

A democracia é, por definição do Dicionário Aurélio, tem o seguintes significados: Democracia é a doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão de poderes e pelo controle da autoridade, isto é, dos poderes de decisão e de execução.

Isso significa que qualquer governo democrático é eleito por uma maioria da população que acredita naquela proposta e confia a administração do país, estado ou cidade, a este ou aquele determinado grupo. O grupo derrotado deve aceitar a vontade da maioria e buscar, integrar ou colaborar para o futuro daquele local.

É assim, pelo menos na teoria, que os criadores deste conceito pensavam, milênios atrás.

O que vemos, na realidade, é uma busca desesperada por poder e por atenção. Os derrotados mantém uma postura combativa que não colabora com o andamento da sociedade. São arrogantes e prepotentes, acreditando em qualquer falácia dita por seus líderes.

A nossa democracia ainda é frágil e instável. Por isso ela vive em risco. Seja em risco com os roubos e corrupção inerentes aos que detém o poder, seja pelas ideias totalitárias de líderes populistas e despreparados. A Argentina é um exemplo bem claro disso. Praticamente em todos os momentos, o Brasil seguiu os passos daquele país, para o bem ou para o mal.

Lá também houveram grandes esquemas de corrupção, daí o povo trocou de governo, mas o populismo venceu novamente e agora os mesmos bandidos que mandavam antes, voltaram ao poder e o país está na maior merda de sua história.

Aqui no Brasil a situação é a mesma. Enquanto eu e você apenas queremos trabalhar e ganhar nosso sustento, os derrotados querem o poder a qualquer custo. E este poder tem um custo muito alto. Custa muito da nossa moral, custa muito da nossa tranquilidade e, principalmente tem um custo muito alto em questão de princípios.

Voltar ao passado não é opção. Olhe em frente e colabore. Senão eles voltam.

 

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com