O que é o caráter de uma pessoa

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Pessoas erram o tempo todo, todos tem os seus arrependimentos e ações passadas que gostariam de esquecer ou mesmo de não terem agido daquela forma.

O passado de uma pessoa define quem ela é. O exemplo de uma pessoa que passou anos usando drogas e consegue se livrar deste problema é um sinal de força de vontade e também pode ser considerado um traço de caráter, afinal, conseguiu mudar sua vida e se livrar do que lhe puxava para o inferno. Grande parte destes ex-usuários usam apenas dos próprios recursos, seu salário, seus bens para trocar por drogas. Grande parte destes ex-usuários conseguiu sair deste mundo e reconstruiu sua vida, mas o porém desta história é que estes indivíduos que passaram por isso usavam apenas o seu dinheiro ou vendiam as suas coisas, ou seja, prejudicaram apenas a si próprios, seus familiares e seu sucesso profissional.

Por outro lado existe a figura do mau-caráter, que é um adjetivo que qualifica o indivíduo que apresenta um caráter negativo, duvidoso, capaz de praticar atos desleais, maldosos e traiçoeiros. Uma pessoa mau-caráter não é considerada confiável e honesta.

Um indivíduo mau-caráter é aquele que age com mau-caratismo, ou seja, de acordo com um comportamento moralmente incorreto, baseado na falsidade e deslealdade e com ausência de escrúpulos.

Exemplo: “O mau-caráter do político faz com que seja corrupto”.

O mau-caráter é o oposto da pessoa que tem caráter (um bom caráter), ou seja, um comportamento honesto, correto, firme, e que se baseia em outras qualidades que seguem uma moralidade.

Comparar o passado de uma pessoa que passou por momentos de fraqueza no mundo das drogas com o passado de alguém que usa de sua capacidade para enganar, ludibriar, roubar e se aproveitar da inocência alheia, é totalmente incompatível.

Pessoas de mau-caráter existem aos montes, mas o pior são aqueles que os defendem, protegem e mascaram suas atitudes.

O protetor pode ser uma pessoa inocente, leiga ou mesmo ignorante, mas também é parte do mesmo mau-caratismo do infrator.

Prá finalizar: O passado de quem errou com seus próprios recursos não pode ser comparado com o passado de quem usou de sua capacidade para enganar outras pessoas.

Recado dado, texto finalizado.

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com