A rotina cotidiana nos faz acomodar e muitas vezes nos mantém no mesmo lugar por muito tempo. Mudanças sempre podem ser consideradas traumáticas, visto que fazem com que precisemos gastar energia e disposição para realiza-las.
Nossos cérebros são programados para gastar o mínimo de energia em qualquer ação, por isso, muitas vezes não é fácil iniciar uma atividade física, estudar um novo assunto, ou livrar-se de algum vício ou mania adquiridos ao longo do tempo. O cérebro é como um computador que acaba sendo programado. Para gerar uma mudança, precisamos realmente reescrever o programa que controla nossos impulsos.
O que isso tudo quer dizer? Para você mudar, você precisa gastar energia. Nosso cérebro não gosta de gastar energia, pois evolutivamente é mais prático economizar para um momento de perigo. Como hoje não vivemos nos mundos das cavernas, acostumamo-nos a gastar muito tempo olhando o celular, televisão ou filmes, o que é confortável para nosso cérebro, pois ele apenas precisa receber aquela informação e não fazer nada com isso.
Reinventar-se, mudar, ir atrás de um novo sonho ou objetivo, seja ele qual for. Seja o simples fato de conseguir caminhar cinco quilômetros ao dia, seja o sonho de inventar um negócio próprio. Tudo isso é traumatizante no início, mas a partir do momento em que você começa a forçar conscientemente a ação, o cérebro começa a clarear e começa a te dar o apoio necessário para que você continue e vá em frente.
O marasmo e comodismo são os males do século, mas podemos mudar isso individualmente. Comece aos poucos, faça um pouquinho por vez, diferente do dia anterior. Organize um armário que está há anos bagunçado, mude os móveis da sala, procure nos mais diversos portais de educação gratuita algum curso simples para fazer. Apenas comece.
Reinventar-se é recomeçar de uma maneira diferente. É conseguir assumir desafios que há poucos dias atrás pareciam impossíveis e aparentavam ser muito difíceis.
A reprogramação mental é lenta, mas é possível. Vai chegar um momento em que você vai sentir uma ânsia por fazer mais, por buscar novas coisas a serem feitas e vai acabar, inclusive, achando que o dia tem poucas horas para você cumprir com os seus objetivos.
É difícil começar? É! É difícil persistir? É! Mas é o único jeito de reprogramar nossa vida para podermos curtir, aproveitar e crescer. Afinal de contas, disse um sábio, o ontem já passou, o amanhã não existe. O que existe apenas é o momento atual e este momento deve ser vivido ao máximo. Não sabemos quanto tempo temos neste mundo, mas devemos usá-lo da melhor maneira possível.
Reinvente-se. Recrie o seu cotidiano. Saia brincar com suas crianças, vá caminhar, troque os móveis de lugar, mude a vitrine da sua loja. Aos poucos isso se torna uma vontade de sempre estar em movimento e a vida vai ter muito mais sabor.
Aproveite o presente que é o momento presente e comece agora.