Santo de Casa faz milagre… …nós é que não acreditamos.

Uma frase do personagem Vicentinho, interpretado pelo ator lapeano Bruno Valente, na produção Dias de Glória da União dos Artistas Lapeanos chamou a atenção. Em determinada cena Vicentinho fala para Ana Glória (Leidiane Bora) que é muito engraçado como os moradores daquela cidade valorizam tudo que vem de fora. O personagem afirmou “basta o cara da capital que vem para cá atravessar a rua e todo mundo vai elogiar, dizendo que parece que está pisando nas nuvens”.

Esta máxima é uma realidade que vivemos em nossa comunidade. Tudo que é de fora é mais bonito, vale mais e tem mais sabor. Podemos ter os mesmos produtos aqui na cidade, mas quando alguém traz de outro lugar, apreciamos como uma iguaria sem igual.

Já não é de hoje que vemos muitas pessoas que vem de fora serem mais respeitadas em nossa cidade do que os próprios cidadãos. Tem quem mereça, mas não pelo simples fato de ser de fora. Inúmeras são as vezes que forasteiros aparecem aqui apenas para dar o golpe e a nossa gente se deixa levar pelo papo. Também não são poucas as vezes que artistas de outras paragens vem se apresentar, em detrimento de nossos talentos locais, e não demonstram a mesma capacidade dos nossos conterrâneos.

O que queremos expor neste texto é a necessidade de valorizarmos mais o nosso produto, seja ele cultural, esportivo, comercial ou mesmo nossos costumes, pois muitas vezes desfazemos do que é feito aqui em troca de uma grande porcaria externa.

Chama a atenção a pouca ou nenhuma pretensão dos envolvidos no filme Dias de Glória, da UAL, os quais foram entrevistados na Prosa na Tribuna nesta última quarta-feira. Com muita humildade, dedicação e carinho, produziram um excelente longa-metragem em comemoração ao nove de fevereiro, dia do Cerco da Lapa. O filme ficou belíssimo e realmente merece nossos aplausos e congratulações. Mas, por ser daqui, talvez não tenha a visibilidade necessária mesmo entre os nossos cidadãos.

Precisamos aprender a olhar com menos preconceito e inveja às vitórias e conquistas dos nossos vizinhos e amigos. Precisamos aprender a valorizar os produtos e o comércio local que se esforça para atender os clientes da melhor maneira. Precisamos notar que existem craques e destaques esportivos nas mais diversas modalidades. Precisamos aprender a desconfiar de quem vem de fora contando histórias mirabolantes.

Enfim, precisamos valorizar quem mora aqui. Temos muitos santos que fazem milagres.

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com