Se não fosse obrigatório, você usaria máscaras?

Desde a semana passada a prefeitura da Lapa baixou um decreto mais incisivo para coibir reuniões de pessoas e aglomerações. Neste decreto foram instituídas multas e sanções pesadas para os infratores, sejam eles empresas, transeuntes ou simplesmente pessoas em festas. Esta ação se mostrou necessária para que houvesse maior cuidado por parte da população na prevenção à Pandemia.

Com hospitais lotados e falta de leitos de tratamento intensivo, a luta contra o Covid está numa fase crítica. Não só no nosso município, mas no Brasil todo, a saúde nunca esteve pronta para atender uma grande demanda. Não foram poucas as vezes que vimos reportagens sobre superlotação de unidades de saúde e falta de profissionais, equipamentos ou até remédios.

Sabemos que não é num passe de mágica que se estrutura uma frente de combate a este novo vírus, e a falta de atenção da população agrava a crise.

A questão que se apresenta é saber quais os motivos de nós, brasileiros, não gostarmos de cumprir normas e regulamentos. Se não fosse obrigatório o uso da máscara, provavelmente a grande maioria de nós estaria circulando sem o acessório.

O paralelo a esta afirmação pode ser feito da seguinte maneira: Todos sabemos que usar cinto de segurança garante mais chances de sobrevivência no caso de acidente, mas se não existisse uma lei exigindo isso, ninguém estaria usando o maldito cinto de segurança.

Será que somos um povo tão sem-vergonha que precisamos ter babás nos cobrando atitudes e dando castigos quando fazemos traquinagem? O povo brasileiro é assim, parece um bando de criança mimada que fica testando os limites dos cuidadores para saber até onde pode infringir as normas.

Em países com culturas mais antigas, o simples fato de cumprir as normas é visto como fator de honra pessoal e de preocupação com a comunidade. Eles sabem que as leis são feitas por um objetivo maior e que servem para ordenar a sociedade.

Aqui não ligamos prá isso. Existem leis que pegam e leis que não pegam.

Será que somos tão infantis e mimados que precisamos de multas para agir dentro das normas?

 

 

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com