EMPATIA – O mundo gira e o amanhã ninguém conhece!  

As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas pouco se esforçam para ser empáticas, e algumas talvez nem sabem direito o que o termo significa.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem.

Nada impede?

Foi força de expressão.

O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão auto focada, que para ela só existem dois tipos de gente: Os seus iguais e o resto!

Sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho.

A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista, em como estamos nos sentindo. Mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.

Quando nos colocamos no lugar do outro, a compreensão torna-se mais fácil de ser alcançada, e nossos corações sentem-se mais aptos a perdoar.

Quando nos colocamos no lugar do outro, temos a oportunidade de acalmar a raiva, e de evitar a vingança.

Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.

Quando nos colocamos no lugar do outro, expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento.

Quando nos colocamos no lugar do outro, preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade, descobrindo a verdade de que somos todos irmãos, e que precisamos uns dos outros para colher os bons frutos da felicidade futura.

A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho.

Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos; e, assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.

O hábito de colocar-se no sentimento de alguém é um grande recurso de que dispõe o homem para suas conquistas espirituais mais elevadas.

O coração que se isola, que vê somente o que seus olhos permitem e não partilha da vida de seu próximo, está estacionado nas trilhas do tempo.

O momento requer mais empatia, mais amor, mais alegria.

Foque no seu bem e no bem dos que estão ao seu redor.

Dê valor ao que merece, dê atenção ao precisa e ajude quando for necessário.

Comece o bem, por você!

É chegado o momento das grandes modificações, das grandes revoluções no seu eu interior. A empatia está lá, como excelente agente de transformação moral.

Permita-se a mudanças!

Abrace. Sorria, Olhe nos olhos. Ouça. Não julgue. Cumprimente. Ofereça empatia. Troque palavras de carinho. Seja positivo. Elogie. Conte histórias bonitas. Gargalhe junto. Importe-se. Ajude. Agradeça. Faça uma prece. AME. AME muito.

O mundo gira e o amanhã ninguém conhece!

Please follow and like us:

Tribuna Regional


Entre em contato com Tribuna Regional: 3@3.com