3. Do ministério da pregação jungido à oração

Jesus Cristo, no único-salvante Evangelho dEle, disse aos Seus discípulos: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” – Mateus 7.7-11.

Na caminhada com Cristo, sob inevitável cruz e renúncia, a pessoa discípula, em Igreja e Sociedade, vivencia, da parte da própria carne, do mundo e do diabo, tentações, na diaconia da Deus e no discipulado dEle. E também experimenta as necessidades temporais comuns desta vida na terra. Quanto a isto, ela deve pedir a Deus que lhe dê a bênção da paz, bom governo e que a proteja de toda sorte de pragas, doença, pestilência, carestia, derramamento de sangue, temporais, etc. Contudo, mesmo liberta e guardada das tentações referidas, ela ainda não escapou e nem está livre da morte, nem comeu todo o pão de cada dia, e que não deva pedir que Deus, nô-lo lha dê, com suficiência, diariamente, até a sua morte, que pode ser bem-aventurada ou vir a ser tal. Assim, também deve orar pela autoridade secular contra toda sorte de vícios, para que as pessoas não roubem e nem furtem umas das outras, visto que temos que observar diariamente os escândalos que acontecem em toda parte. Além de tudo isto, nós temos que ‘governar’, para a honra e glória de Deus, em benefício da pessoa próxima, no conjunto da criação, em nossa casa a esposa ou o marido, os filhos e as filhas, e as pessoas que conosco vivem ou junto a nós e sob nossa autoridade ganham o pão de cada dia. Aí, se formos pessoas cristãs tementes a Deus e de coração piedoso, nós encontramos de sobra o que fazer e empreender, já. Pois quem deve cumprir e observar em toda a sua vida tanto a justiça cristã quanto a justiça secular, assumiu mais do que uma pessoa é capaz de realizar, por natureza.

Nós estamos envolvidos em tantos problemas e empecilhos graves que não podemos evitar, mesmo que nos fizéssemos em pedaços. Que podemos fazer contra tudo que se exige e espera de nós para não sucumbir? Mais. Por natureza, nós somos deslavadamente preguiçosos e relaxados em relação à Palavra de Deus e todo o bem. Além disto, o mundo está tumultuado e rumoreja, e o diabo esbraveja e acontecem tantas pragas e desgraças, imprevisíveis. Somente o amado SENHOR Cristo o sabe e revela o quanto nós precisamos da Palavra e da oração, via fé. Por isso mesmo, com as devidas ressalvas, como um médico piedoso e consciencioso, o Deus Jesus Cristo, via Palavra, aqui, quer mostrar-nos um ‘remédio’ bom e precioso e ensinar-nos o que fazer, como se Ele dissesse: o mundo é tão louco que tenta livrar-se de todas as dificuldades e incômodos com sua sabedoria e inteligência autoinovadas. Para isto, ele procura toda sorte de meios e caminhos, ajuda e conselhos humanos para ver como se libertar das evidências concretas de que não mais estamos no Paraíso. Mas o verdadeiro caminho e o caminho mais curto e seguro é esse: entra em teu quarto ou recolhe-te a um canto e ali abre teu coração e derrama-o perante Deus, com lamentos e suspiros e em consoladora confiança, pedindo que teu fiel Pai celestial te ajude nestas dificuldades e te aconselhe, etc., como se lê em Isaías 37.14ss., a respeito do rei Ezequias, quando o inimigo estava sitiando a cidade com um grande exército, pressionando e derrotando-o de tal maneira que, humanamente, não havia nenhuma esperança. Além disto, o inimigo o desafiava e o ridicularizava do modo mais doloroso para sua desgraça e escreveu uma carta cheia de blasfêmias, a ponto do rei quase desesperar. Aí o piedoso rei nada mais fez do que isto: subiu ao templo, expôs diante de Deus a carta sobre o altar, prostrou-se e orou do fundo do coração, com fé. E, pasmem, ele, por Deus, a quem invocara, imediatamente, foi ouvido e recebeu ajuda que lhe era de precisão, por graça.

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com