7. QUANDO JEJUARDES…

“Quando jejuardes, não façais caras azedas como os hipócritas. Pois desfiguram seu rosto, para que apareçam perante o povo com seu jejum. Em verdade vos digo: eles têm sua recompensa. Mas quando jejuares, unge tua cabeça com óleo e lava teu rosto, para que não apareças perante as pessoas com teu jejum, mas unicamente perante teu Pai, que está oculto. E teu Pai que vê no oculto to recompensará publicamente”. Mateus 6.16-18.

Uma parte do consolo, como recompensa pública presente, por graça e fé em Jesus Cristo, consiste no fato de sabermos que o mundo impenitente e incrédulo não é digno do povo da Fé, e que se tem Deus no céu que vê a nós e nossa obra. Diante dEle não adianta ser uma pessoa que muito brilha na aparência, se à luz do seu juízo puro o coração é péssimo. A outra parte consiste no que Jesus Cristo diz: “Teu Pai, que vê no oculto, to recompensará publicamente”, de modo que o jejum, por exemplo, não fica apenas no ver, mas também haverá recompensa, e isso não às escondidas, e sim, publicamente, para que todo o mundo o veja para sua eterna vergonha. Por isso deixa-o agir, já que igual não quer se penitenciar e nem muito menos crer. Deus – nisto creia firmemente! –, com certeza, trará à luz o que fizemos de bom, como um Cristo em favor da pessoa próxima, no conjunto da criação.

Deus é Deus. Ele recompensa publicamente, e na presença das pessoas inimigas, ímpias e hostis, quer o queiram quer não.  Deus fala e promete ensinando e consolando o povo da Fé. Por isso, confia ao SENHOR os teus caminhos e espera nEle, Ele o fará bem feito. Ele trará à luz a tua justiça como a luz, e esclarecerá a tua causa a ponto de brilhar como o sol do meio-dia. Observe, a começar pelo único amigo do Noivo, João Batista, como as pessoas mártires da verdadeira fé foram assassinadas de modo tão escandaloso. Não obstante, integram já a nuvem de testemunhas, e assim ‘brilham’ de tal modo que, em comparação com elas, o mundo inteiro é puro ‘lixo’. É. Quem pode arrancar da mão de Jesus Cristo as ovelhas dEle? Onde estão a gente que se auto endeusou ao longo da história? Por um acaso, não entesouraram para a sua condenação eterna tudo o que viveram, creram, ensinaram, confessaram e consequentemente condenaram e rejeitaram embasados no homem?

Fiquemos, como membros do povo da Fé, ‘soterrados e no obscuro’, orando, jejuando, fazendo boas obras como um Cristo para a pessoa próxima, no conjunto da criação. Não obstante, conscientizados/as na e por fé de que virá o tempo em que Deus nos trará à luz, quando, então, nossa causa e nossa maneira de ser, inspirada pelo Espírito Santo, haverão de ser feitos brilhar perante os olhos de todo o mundo, já nesta vida. Mas de modo muito mais glorioso ainda, no dia do juízo final, quando uma pessoa neste mundo tida por uma qualquer se apresentará com seus frutos e suas boas obras, envergonhando, quem, em igreja e sociedade, muito brilhou na aparência, mas, cuja fé e vida foram péssimos. E isto, sobretudo, porque ela tem desprezado a justificação por graça mediante a fé em Jesus Cristo. Ele que não quer ter sido enviado ao mundo e nem ter levado a efeito a obra da redenção em vão.

Por fim, importa, porém, que nós nos atenhamos à Palavra de Cristo e que não nos incomodemos nem aborreçamos com o fato de que agora o mundo nos ‘enlameia’ e nos atira na ‘escuridão’. Ao invés disso, tanto mais, nós devemos, junto com o povo da Fé, olhar para Cristo e fazer tudo por amor e em honra e glória dEle. Pois a Palavra de Deus, afinal, não pode permanecer na obscuridade. E, sim, tem que aparecer na luz, por mais profundo que creiam tê-la soterrado e enterrado a gente cuja fé, teologia, culto, piedade são auto-inventadas.

 

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com