BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

Decidido e petreamente evidenciado estão que bem-aventuradas são as pessoas mansas. Elas têm como promessa, na Palavra, da parte do próprio Unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo, a verdade: as pessoas mansas herdarão a terra. Aliás, observe, você próprio/a e ajuíze que ‘o singular tipo de gente’ que vive brigando e rixando por bens e outras coisas terrenas e terrenais, e que jamais cede, querendo resolver tudo conforme a sua própria consciência não cativa à Palavra de Deus, se não perde ainda mais com sua briga e rixa do que ganha. Não raro, antes do fim da vida, perde terras e terrenos, casa e lar e, além disso, não raro se auto adoece o sistema nervoso central, que além da ausência ou insuficiência de paz e boa consciência se auto provoca doenças e distúrbios orgânicos sérios. Uma pessoa mansa lamenta, profundamente, tal fato.
Deus não declara bem-aventurado/a quem não quer ser manso/a. Pior fica a situação de quem, pecando, jamais quer ser ou se portar como uma pessoa mansa. Ela, quando tem ‘terras’, igual morre sem levar nada do terreno e terrenal para a eternidade. Dentro de seis dias nós, após a morte, já estaremos em estágio de putrefação bem avançado. Pior. Quem não quer ser manso/a, antes de morrer, não come e nem consegue comer um bocado sequer em paz verdadeira. Se você, portanto, ao modo da doutrina de Jesus Cristo, quer proceder de forma agradável a Deus e ter como bênção sossego, paz, então, deixa que a petulância e a malícia do seu vizinho e da sua vizinha, por exemplo, se evaporem e apaguem por si mesmos. Do contrário nada podes fazer que seja de maior agrado para o diabo e seus anjos, ou mais prejudicial para ti mesmo/a do que quando te enfureces e esbravejas violentamente. Se estiveres investido de autoridade, então, faze uso dela e exige que seja respeitada, sem abuso de poder. Portanto, impede que as pessoas inocentes sejam oprimidas e injustiçadas. Então também Deus vigiará que Sua Palavra e ordem permaneçam e que, segundo a Sua promessa, possuirás a terra. Assim tens paz e bênção de Deus, enquanto isso, o/a teu/tua vizinho/a, por exemplo, terá desassossego juntamente com o desfavor e a maldição de Deus.
A presente bem-aventurança acerca da mansidão e da sua respectiva promessa se dirige, somente, às pessoas discípulas e crentes em Jesus Cristo. Elas sabem que tem um tesouro no céu, que lhes está garantido e não lhes será tirado ou poderá ser tirado conforme Ele prometeu. Ademais, as pessoas mansas, já aqui e hoje, têm o suficiente para viver e morrer bem-aventuradas. Fica a pergunta: por que se inquietar e privar da sobremodo excelente promessa e bênção de Deus em troca de bens, alegria ou paz terrenais?
As três primeiras bem-aventuranças de Jesus Cristo são: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” – Mt 5.3-5. A pessoa cristã e discípula crente de Jesus Cristo, na Palavra, têm e haverá de ter o suficiente tanto temporal quanto eternamente. Embora, é verdade, tenha que suportar, por breve tempo, muitos sofrimentos aqui na terra tanto interiormente, no coração, quanto exteriormente, no corpo, nos bens e na sua honra. Por outro lado, os filhos e as filhas do mundo que não querem sofrer pobreza, nem dor, nem violência, não terão o Reino dos céus, nem possuirão e gozarão os bens temporais em paz e sossego. Sobre isso poderás ler mais no Salmo 37, que é a interpretação certa da presente bem-aventurança, que descreve, ricamente, com as pessoas mansas possuirão a terra e as ímpias, já que em sua obstinação, soberba e incredulidade não querem crer e fazer penitência, serão exterminadas. E, é justamente isto que a gente discípula e crente em Cristo não deseja que aconteça e se torne realidade, razão, pela qual pregam, ensinam e confessam a doutrina de Jesus Cristo, sem procrastinação.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com