DO DIZER A VERDADE

A definição costumeira, de acordo com a qual a mentira seria a contradição, consciente, entre o pensamento e a manifestação, é, totalmente, insuficiente. Se, sim, aqui, se encaixariam, por exemplo, as mais ‘inofensivas’ brincadeiras de 1º. de abril. O conceito da “mentira da brincadeira”, oriundo da teologia moral, humanista, suprime o aspecto decisivo da seriedade e malvadeza da mentira, assim como elimina, por outro lado, o aspecto decisivo da ‘inocente’ brincadeira e liberdade da piada, e é, por isso, extremamente infeliz. A piada nada tem a ver com a mentira e jamais deve ser comparada a ela. Se dissermos, então, que mentira, é o logro consciente da outra pessoa em prejuízo desta, aqui se incluiria, por exemplo, a necessária tática de enganar o adversário na guerra ou em situações análogas. É verdade que Kant afirmou ser orgulhoso demais para, algum dia, faltar com a verdade; mas, ao mesmo tempo, provou o absurdo dessa assertiva, ao afirmar que se sentiria comprometido a dar uma informação verídica a um criminoso que viesse perseguir em sua casa o amigo que estava acoitando. Se chamarmos tal procedimento de mentira, ela recebe uma consagração e justificação moral que contradiz de toda maneira ao seu conceito. Disso se deduz, inicialmente, que não é possível definir a mentira a partir da contradição entre pensar e falar. Há uma fala perfeitamente correta e inquestionável nesse sentido, e que, assim mesmo, é mentira. Por exemplo, quando um/a mentiroso/a inveterado/a diz uma vez “a verdade” para enganar, ou quando sob as aparências da correção jaz conscientemente a ambiguidade. Ou então quando a verdade decisiva é omitida conscientemente. O que se oculta, propositadamente, também pode ser mentira, se bem que não tenha que sê-lo, obrigatoriamente.

Essas reflexões levam à conclusão de que a essência da mentira tem raízes bem mais profundas do que a contradição entre pensar e falar. Poder-se-ia dizer que é a pessoa que está atrás da palavra que a transforma em mentira ou verdade. Mas isso também não basta; pois a mentira é algo objetivo e terá que ser definida de acordo com isso. Jesus chama Satanás de “pai da mentira” – Jo 8.44. Mentira é a contestação da palavra de Deus como Ele a falou em Jesus Cristo e na qual repousa a criação. Consequentemente, mentira é a recusa, negação e destruição, consciente e proposital, da realidade como foi criada por Deus e nEle subsiste, na medida em que isso acontece por palavra e por silêncio. Nossa palavra tem a função de, em harmonia com a Palavra de Deus, expressar a realidade como ela é em Deus; nosso silêncio deve ser sinal para o limite que foi colocado para a palavra pela realidade como ela é em Deus.

Na tentativa de expressar a realidade, nunca encontramos esta como um todo homogêneo, mas num estado de fragmentação e conflito consigo mesma que necessita ser reconciliado e sanado. Nós estamos inseridos/as em várias estruturas da realidade ao mesmo tempo, e nossa palavra, que pretende conciliá-la e saná-la sempre de novo é arrastada para a dissenção e o conflito, e só pode cumprir sua missão de expressar a realidade como ela é em Deus, incorporando tanto o conflito como a conexão da realidade. A palavra humana, para ser verdadeira, não pode omitir nem a queda no pecado nem a palavra criadora e reconciliadora de Deus mediante Jesus Cristo, na qual toda dissenção está superada. O/A cínico/a quer impor a verdade da sua palavra, dando expressão à parte que ele/a acredita conhecer, desconsiderando a realidade global; com isso, destrói, completamente, a realidade e sua palavra se torna falsa, ainda que, superficialmente, tenha aparência de correta. “Tudo o que está aí está longe e muito profundo; quem o achará” – Ec 7.24. [Continua].

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Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com