Jesus Cristo salga em Sua época e hoje pregando que: “Aquele, pois, que abolir um desses mandamentos, mesmo sendo um dos menores, e ensina isso ao povo, esse será chamado o menor no Reino dos Céus. Aquele, porém, que os observa e ensina será chamado grande no Reino dos Céus” – Mt 5.19.
Jesus Cristo condenou a teologia, culto, vida e fé, em Igreja e Sociedade, de quem dissolve a Palavra ou o mandamento de Deus, e, assim, desavergonhadamente, anulou o Evangelho, a doutrina cristológica, o Culto, a fé que é dádiva do Espírito Santo. Esteja consciente, pois, de que você não vai conseguir conquistar perdão dos pecados, vida e salvação mediante méritos e obras suas. É Cristo e Seus méritos quem lhe salva, contanto, que você creia nEle. Você não é e nem sequer será uma pessoa salva se auto sacrificando, entregando / doando os seus bens à igreja, vivendo recluso onde quer que seja, honrando pai e mãe, abandonando casa, família, lar, etc. Enfim, o que Cristo não exige no versículo acima, indiferente quem quer que seja que o exija, sem amparo no Mandamento de Deus, o faz por própria inventiva. Quando muito são ou podem ser bons conselhos morais e éticos – e, olha lá. Entretanto, alcançar perdão dos pecados, vida e salvação mediante obras? Convenhamos!
Não é uma pessoa mestre e pregadora cristã quem revoga e anula, sem qualquer ou com constrangimento, todos os Mandamentos de Deus. Pior, e ainda por cima não quer ser criticado/a! Por outro lado, mesmo que, em Igreja e Sociedade, se tenha insistido, ao longo da história, em ameaça e violência, ataques de todo ordem, com base em futilidades humanas como necessárias à salvação, Cristo e Seus Mestres/as e pregadores/as, seguiram avante, apesar do ódio, ingratidão, hostilidade. Cristo emite uma sentença tão rigorosa que salga, já já, então e hoje. Porque não terá parte em Seu Reino aquela pessoa que revoga o menor de todos os Mandamentos, embora, no mais, ensine e observe tudo com exatidão. Em suma: Uma pessoa ética, moral, ilibada, em Igreja e Sociedade, mesmo que seja batizada, se ela não crê em Cristo, como o seu único e suficiente SENHOR e Salvador, não é pessoa e nem ainda será tida por alguém justificado por graça mediante a fé. Fica a pergunta reflexiva: Qual é o lugar de quem revoga o menor de todos os mandamentos de Deus, que são segundo Cristo? Por um acaso, não é no mais profundo inferno? Jamais surgiu na face da terra um povo tão infame que tivesse tratado de modo tão desavergonhado a Palavra de Deus, apesar de saber o que é a Verdade segundo Cristo, e, ainda, apesar de, ousa querer ser enaltecido como evangelista de Cristo, quem, deslavadamente, pisa aos pés a justificação por graça mediante a fé. Por isso mesmo, previna-se, na Palavra, contra quem quer ser mestre e pregador, indiferente, se é homem ou mulher, se esta pessoa revoga ou anula o Evangelho da Glória e da Graça de Deus.
Não se assuste, pessoa crente batizada, e nem se deixe assustar mestre e pregador/a cristã, por ninguém, quer em Igreja quer em Sociedade, que queira ou, de fato, lhe assusta mediante suas condenações, ameaças, perseguições e acessos de fúria. Porquanto aqui temos o consolo segundo Cristo: As pessoas que ensinam e observam pura e fielmente a Palavra de Deus são e serão grandes junto a Ele no Reino dos Céus, embora, neste mundo, exista e sempre existirá uma ‘horda e corja’ que condene e queira condenar ao fogo do inferno!