Salmos

Sl 17 – Ainda que não substitua o texto em si, vamos à introdução, com vistas à   interpretação e explicação contextualizada e atualizada, cristologicamente, dos Salmos, que têm em vista o conhecimento e a glória de Deus, em aroma suave, mediante Jesus Cristo. E nEle, na unidade do Espírito Santo, de fé em fé, edificação luteradora das consciências pávidas, exortação de soberbos e empedernidos, e consolo necessário, profícuo, ubérrimo dos corações atribulados.

O Salmo 17 é um Salmo de oração no qual o salmista lamenta ante Deus, o SENHOR, o Santificador das pessoas que nEle creem ou das que nEle foram levadas a confiar sobre tudo, todas as pessoas, todas as coisas, acerca da presença e ação inimiga dos falsos mestres e da sedução dos santos ímpios que aliciam e seduzem o povo que quer ouvir a Deus, mediante ensino segundo o homem, e obras autoinventas que desviam da Palavra: lei e Evangelho. Por isso, o salmista invoca a ajuda dEle, porque eles perseguem os verdadeiros critícios mestres e pregadores cristólogos, odeiam a cruz de Cristo, procuram salvação junto às pessoas, dando fé no seu ensino das obras religiosas autoinventadas, onde quer que estejam; e confiam em méritos, honra, liberdade, paz ao modo da carne e do sangue. E assim, eles, mediante a fé, teologia, culto, piedade autoinovadas, que ‘angelicalmente’ brilham na aparência, tentam não sofrer, e evitam a cruz e renúncia, sendo perversos com os verdadeiros servos junto à Palavra e o Nome de Deus; e os tentam desacreditar porque têm vida e fé marcada pela cruz incomum. O Salmo segue no espírito do segundo e terceiro Mandamentos, e da primeira petição do Pai Nosso no sentido de que a Palavra e o Nome de Deus sejam santificados apesar da presença inimiga e ação ímpia dos mundanos, que não querem ser gente tola, pecadora e má, por natureza. E assim tentam se autojustificar na presença de Deus mediante méritos, dignidades, boas obras, porque Cristo não lhes é importante. Deveras verdade é que, a vida toda, nós precisamos de perdão e graça, bondade e justificação mediante a fé em Jesus Cristo.

O salmodiado no presente Salmo vai contra o ser e hipocrisia dos perversos – infestados de fé, ensino e confissão ímpias. Davi padeceu mais em virtude da presença inimiga no estamento econômico-familiar e estatal, por parte de sua própria família e parentela e súditos do que por parte de povos inimigos do povo de Deus, de quem, segundo a carne, não haveria de ser feito nascer o Cristo. Aliás, vale referir aqui, que há mais Salmos salmodiados sobre a guerra contra natureza ímpia do que contra a carne. O presente suplica por si e por todas as pessoas crentes segundo o Espírito, via Palavra e fé. Porque é assim que costuma acontecer: assim que alguém é levado a confiar, de verdade, no SENHOR, a cruz incomum não permanece distante por muito tempo. Antes, já já, surgirão inimigos gratuitos que perseguirão os cristólogos, com astúcia e com violência, como vimos nos Salmos anteriores. O primeiro e os outros versículos evidenciam o conteúdo do Salmo, porque neles se indica porque e contra quem está sendo salmodiando, por inspiração divina, no chão da vida, onde confessar a Cristo custa caro.

O Salmo 17 tem um título que ainda não apareceu nos anteriores: “uma oração de Davi”. Como conteúdo ele é muito semelhante ao quinto e outros Salmos. Pois é um lamento geral das pessoas justas por graça divina mediante a fé porque dificílimas são doravante a vida e o convívio humanos, instalada a desonra autoindulgente em relação às autoridades, que têm uma função e incumbência legítimas e necessárias. De fato, sobretudo no limite do humanamente possível fazer, não há como não invocar a Deus, em Sua graça, no sentido de que Ele venha guardar quem crê como a menina dos olhos e escondê-lo à sombras das suas asas ante a presença hipócrita de gente excessivamente soberba. Aliás, quando a arrogância, o orgulho, o atrevimento, a altivez, o furor são maiores que o poder necessário e legítimo nos três estamentos, aí se tenta “matar” o que compete ao ministério da pregação da Palavra.

P. Airton Hermann Loeve.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com