SALMOS    

 Sl 9 – Ainda que não substitua o texto em si, vamos à introdução, com vistas à interpretação e explicação contextualizada e atualizada, cristologicamente, dos Salmos, que têm em vista o conhecimento e a glória de Deus, em aroma suave, mediante Jesus Cristo. E nEle, na unidade do Espírito Santo, de fé em fé, edificação luteradora das consciências pávidas, exortação de soberbos e empedernidos, e consolo necessário, profícuo, ubérrimo dos corações atribulados.

O Salmo nove, que é, definitivamente, uma forma salmodiada de ação geral, um encorajamento e uma oração cheia de palavras proféticas que certificam que os ímpios e inimigos, que mesmo exortados, obstinadamente, perseveram no mal, enlaçados pelas obras autoindulgentes das próprias mãos, são e serão derrotados e lançados no inferno, por ação monoagente de Deus, o SENHOR, a quem odeiam e cujo Nome e Palavra e ministério procuram extirpar da face da terra. Este Salmo cristológico é sobremodo consolatório para os ‘martirizados’ filhos e filhas de Deus, e do povo de Cristo, que é o santo povo cristão, e que, não obstante, no chão da vida, peregrina, existe, vive, luta, conquista, triunfa em meios às pessoas de fé, teologia, culto, piedade para quem Cristo não é importante, razão pela qual são e fazem presença inimiga policialesco-violenta – como cristólogos o vivenciam, corporeamente, pois também eles, segundo o exemplo de Cristo, devem sofrer e sempre vivenciar, com as devidas ressalvas, que o seu sangue é derramado, injustamente. Mas o salmista, quanto ao conteúdo, também o apresenta de modo tal que ele também é, gratificante e consolador em nosso favor, pois é um Salmo de ação de graças e de consolo. Pois os cristãos, e em especial os santos mártires, agradecem aqui a Deus Pai, mediante Jesus Cristo, na unidade o Espírito Santo, e se consolam em saber que não são abandonados pelo SENHOR da vida e da morte, razão pela qual a cristandade, por intervenção divina, apesar de, continua aumentando à medida em que é perseguida e trucidada, injustamente. E já que se evangeliza Cristo, sem armas, cá e lá, ainda que poucos, até mesmo entre os perseguidores, alguns, se penitenciando, são convertidos e se tornam cristãos. Já os outros, para quem Cristo não é importante, que, irredutíveis, pecam derramando sangue inocente, perecem e perecerão quando menos se dão conta da presença viva de Deus. O Salmo também pertence ao primeiro Mandamento e à primeira petição do Pai Nosso, para que as pessoas santas em Cristo, não obstante atribuladas de modo incomum, recobrem o ânimo, apesar de.

No título do Salmo, traduzido para o português, consta: “a morte para o filho”. Isto significa, em ênfase dupla, em primeiro lugar, que promove e aponta para Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, segundo as Escrituras, em nosso favor, que Ele haveria de ser morto, não, contudo, sem antes passar por via excruciantemente dolorosa. Por outra, o conceito hebraico, significa a nova criatura do Evangelho, a descendência da graça de Deus, a juventude nascida do Batismo e do Espírito Santo, o povo de Deus do Novo Testamento, e as, em verdade, criaturas abscônditas do Filho, isto é, a comunhão de gente crente batizada e obediente por fé, filhos e filhas de Cristo, cuja vida está sob a morte, e cuja salvação está sob a cruz, e cuja honra está escondida sob a vergonha da cruz. Pois assim apraz a Deus, as esconder, sub contrário, do mundo hostil a Cristo e Seu Evangelho. Davi, homem cheio do Espírito, portanto, no presente Salmo, pretendia designar, aqueles e aquelas que, não obstante, via Palavra e fé, no contexto do exercício do ministério da pregação pura da Palavra de Deus, absconditamente, são geradas em Deus Pai, por causa da fé em Cristo, via regenerar do Espírito e dação da fé. E é, sem sombra de dúvida, um milagre inenarravelmente grande, que Deus, não obstante tudo que o Povo dEle, o da Antiga Aliança, foi feito passar e passou, que Ele nos fez nascer, segundo a carne, o Cristo, dos judeus, em cumprimento de Sua promessa. Por outra, no mundo cindido, é um milagre que há e existe o santo povo cristão, pois, principalmente o diabo, o inimigo mor, tentou e tenta de todos os modos possíveis, desde o início, extirpar a Palavra e a fé, se valendo, não raro, às vezes mais às vezes menos, da autoridade, poder e espada do estamento secular.

P. Airton Hermann Loeve

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com