Voltar ao básico

Sabe estas épocas na vida onde tudo parece atrapalhado, conturbado e que você sente que o peso da vida está maior do que você consegue levantar? Pois é, todos passam por isso e é mais comum do que se imagina.

Problemas no trabalho, problemas familiares, questões pessoais, questões financeiras, tudo pode afetar a sanidade e a capacidade de seguir em frente. Vez por outra travamos num momento em que deveríamos dar um passo à frente e isso também é mais comum do que imaginamos.

Vivemos em uma época de velocidade e tudo aquilo que não conseguimos resolver de uma vez e facilmente torna-se um entrave à nossa felicidade. Temos a impressão de que o mundo está a mil por hora e não conseguimos sair do lugar. É comum também essa sensação.

O que é mais comum ainda é que todos temos dentro de nós a força para enfrentar os pequenos ou grandes problemas que nos afligem, porém temos que ter a noção de quem somos, onde estamos e o que queremos e para que isso funcione é necessário voltar ao básico.

O básico é, desculpe o trocadilho, basicamente entender que todos os dias que vivemos são um presente e que uma noite mal dormida não impede o sol de nascer no próximo dia. Como vemos as coisas é, muitas vezes, o principal problema que temos. Existe uma frase que diz assim: “Se o problema tem solução, ótimo, pois tem solução e se não tem solução, ótimo também, pois não tem solução”.

A solução para toda essas fases da vida é se concentrar naquilo que realmente importa. Pode ser sua família, um alicerce imprescindível, pode ser uma caminhada ao final do dia, onde você consegue organizar seus pensamentos, pode ser numa cozinha onde você goste de preparar belas refeições, pode ser também num café da tarde na casa de alguém querido ou quem sabe num momento solitário apreciando os pássaros no fundo do seu quintal. Essas pequenas coisas são os ingredientes que precisamos para montar o menu da nossa vida. Somando todas as coisas a receita fica completa e podemos terminar de preparar da melhor maneira possível.

Mais importante é que quando você estiver parecendo sem saída, volte a olhar para as pequenas coisas cotidianas e como elas podem ser interessantes. Tirar o foco do problema e retroceder um passo é, na grande maioria das vezes, um facilitador para a resolução do que você está passando. Também importante é saber que temos que dar um passo de cada vez e viver basicamente cada momento, trazendo o sabor necessário para a nossa vida.

Confiar em Deus é primordial, pois ele não dá um fardo maior do que podemos carregar. Essa é uma certeza que podemos ter e que nos remete a voltar os olhos para dentro e identificar o nosso básico.

Siga em frente, um passo de cada vez, basicamente.

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com