Tomai cuidado com…

Jesus Cristo, que quer nos inspirar, disse: “Tomai cuidado com vossas esmolas, para que não as deis perante as pessoas, para que sejais vistos por elas. Do contrário, não tereis recompensa junto a vosso Pai no céu. Ao dares esmolas, não mandes tocar trombetas a tua frente, como fazem os hipócritas nas escolas e nas ruas, para serem glorificados pelas pessoas. Em verdade vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, ao dares esmola, não permitas que tua mão esquerda saiba o que faz tua direita, para que tua esmola permaneça em segredo, e teu Pai, que vê em segredo, to recompensará publicamente” – Mt 6.1-4.

Os fariseus que dão esmolas segundo a carne e o sangue, que são santos ao modo de sua inventiva ególatra, se enfurecem e em breve param com suas obras, se percebem alguma ingratidão e desprezo por parte das pessoas beneficiadas. Se eles não tivessem feito sua obra e nem dado esmolas com o intuito de serem agradecidas, não se indignariam com isso nem deixariam de dar, mas diriam: Não foi para alcançar méritos, perdão dos pecados, vida, salvação, ou gratidão pública que eu dou esmolas, doo, oferto. Eu também não deixaria de fazer o que faço se não recebo reconhecimento e gratidão pública. Eu quero, isto sim, para a honra e o agrado de Deus, mediante Jesus Cristo, ainda que ninguém me diga uma boa palavra em troca, ser um mordomo fiel. O raciocinar contrário ao dos fariseus é: As minhas obras eu quero que Deus reconheça como de um Cristo em favor da pessoa próxima. As esmolas, o que doei, o que ofertei eu faço no seguinte espírito: a mão esquerda não viu o que a direita fez, portanto, já está esquecido e assim vai e deve ficar. Mas, nós, por natureza, somos pessoas ególatras. Esta é a mais pura verdade. Mesmo que o ser humano, com prazer e de boa vontade teria arrancado e dado e dê o coração do corpo, para oferecer à pessoa próxima, fora da justiça da fé, é infestado de justiça das obras. Ela faz pensar: Como, porém, eu vejo que as esmolas que dou são em vão e que o povo ajudado se mostra publicamente tão ingrato e que meu esforço e trabalho são em vão, que ele vá para o ‘fogo infernal’, antes que eu lhe dê um centavo ou uma casca de pão. Veja aí o ‘patife’ mostrando a sua cara. Com as próprias palavras a pessoa cuja doutrina e vida não são conformadas com Cristo revelam por que exatamente ela dá esmolas. Elas vêm condicionadas à busca por vantagens pessoais. Ela o fez para que a gente ajudada lhe adore, celebre e honre com um deus, como se pode observar nos velhos Adoões-mandões fariseus. Triste. Aliás, quando eles não têm vantagens com as esmolas e nem ouvem constantemente palavras de gratidão ou não se faz e nem se diz o que gostam de ouvir, eles começam a bufar e a provocar um ‘escândalo’, a ponto de se indisporem, inclusive, com uso do poder, querendo, se necessário, todo ‘mundo na cadeia’ ou algo pior, já que a intenção auto inventada não se concretizou ou não teve o efeito almejado da sua fé que está em busca de honra pública. Converte-nos, SENHOR, de modo que reconheçamos e confessemos, já já, as ‘dobras do coração e da mente’ farisaica infestada de pecados, logro, maldade, má-fé.

Em suma, está é a escandalosa perversão das boas obras do velho Adão e da velha Eva. Na verdade, uma praga comum no mundo inteiro: Ninguém que não tenha vida e fé conformada com e por Jesus Cristo dá esmolas, doa, oferta algo de bom e valioso mesmo sem procurar o próprio interesse, honra, glória, vantagem. O mundo hostil a Cristo e Seu Evangelho não consegue livrar-se dessa ideia e mentalidade carnal farisaica e não é capaz de suportar nem superar ingratidão. Ainda que o mundo sempre continue sendo mundo, gente transluzida pelo Espírito Santo, não foge para o ‘deserto’ e nem deixa de fazer o que agrada a Deus e beneficia a pessoa semelhante, como um Cristo para ela, ainda que apenas receba desprezo, prejuízo, escárnio, ingratidão como recompensa. Por causa da fé em Cristo, oferte, doe, ajude.

 

 

 

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com