Tomai cuidado com…

Jesus Cristo, que ama o pecador, mas odeia, condena e rejeita o pecado farisaico nas esmolas dos fariseus, disse: “Tomai cuidado com vossas esmolas, para que não as deis perante as pessoas, para que sejais vistos por elas. Do contrário, não tereis recompensa junto a vosso Pai no céu. Ao dares esmolas, não mandes tocar trombetas a tua frente, como fazem os hipócritas nas escolas e nas ruas, para serem glorificados pelas pessoas. Em verdade vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, ao dares esmola, não permitas que tua mão esquerda saiba o que faz tua direita, para que tua esmola permaneça em segredo, e teu Pai, que vê em segredo, to recompensará publicamente” – Mt 6.1-4.

Jesus Cristo pode e quer ensinar a maneira correta – agradável a Deus Pai – de dar esmola, dizendo, do modo mais simples possível: Ao dares esmolas, não mandes tocar trombeta a tua frente e anunciá-lo com ‘grande estardalhaço’, para que toda a cidade o fique sabendo e fale a respeito por causa da ‘exaltação ruidosa’. O farisaísmo manda e quer tornar a ação conhecida de toda gente, caso contrário, paravam de dar esmolas. Mas, ao dares esmolas, faze-o de tal maneira que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita. Isso é o mesmo que o apóstolo Paulo diz em Rm 12.8 e em 2 Co 9.7,11,13. Quem dá, dê com simplicidade, consciente de que mais dias menos dias a terra nos absorverá ‘sem dó nem piedade’. E dar com simplicidade, porém, significa não procurar com isso a sua própria honra e mérito, seu próprio favor, gratidão ou recompensa. Por causa da salvação por graça mediante a fé, dê esmolas sem perguntar se a pessoa ajudada é grata ou não. A pessoa deve dar livremente o que se propôs a dar, assim como Deus dá, por causa de Cristo, diariamente e faz seu sol brilhar sem perguntar se uma pessoa é ou será agradecida ou mal-agradecida, como se não enxergasse a ninguém que ajuda, favorece, abençoa. Simplicidade de coração e de propósito é a que nada procura nem deseja senão, unicamente, a vontade e a honra de Deus.

Esmolas simples nesse sentido não existem no mundo, governado por seu príncipe e deus: o diabo. Ele faz com que a mão direita dê esmolas, e a esquerda toma. Isso se chama “homem que dá, homem que recebe”, uma frase que no passado, em certos lugares, as crianças usavam para zombar umas das outras. No mundo hostil a Cristo se doa, oferta, dá esmolas para receber dez vezes mais em troca ou para se auto beneficiar num futuro próximo, como quem oferece um ‘pingo de água e recebe em troca uma carga de comida e bebida’. Pois o mundo infestado de farisaísmo, auto indulgente e ególatra, dá esmolas porque quer a honra que é, ao modo do seu juízo, incomensuravelmente maior do que todo o dinheiro e todos os bens. Ele lhe compra por ‘um centavo’, a fim de manter-lhe ‘eternamente’ preso com corpo e vida e com tudo que você tem, com Deus incluído. É. Mundo sempre mundo. Quanto mais engessadas e enlatadas as consciências do pobre povo seduzido pela doutrina e vida farisaica, tanto mais fácil receber a ‘honra’ dele, com ‘pão e circo’, se preciso for.

Jesus Cristo diz, notificando ao arrependimento e à fé nEle: “Ao dares esmola com a mão direita”, cuida para que não procures tomar mais com a esquerda. Põe-na nas costas e não permitas que ela fique sabendo o que fazes, para que seja um dar com simplicidade e não um tomar ou um dar para que se tenha que ficar-lhe devendo dez vezes mais e para que você seja celebrado e adorado como um deus, um ídolo.” Se as pessoas que se deixam adorar e celebrar como um deus, um ídolo prestarem um favor a alguém com um ou dois reais, elas acham e ajuízam que ‘compraram’ a gente ajudada e que ela está, de agora por diante, inteiramente comprometida, tomando tudo por ‘ouro’ o que dizem e fazem e que jamais podem e nem devem dizer qualquer palavra que condena a sua doutrina e vida, a não ser o que elas gostam de ouvir e querem que seja tornado público. Converte-nos, SENHOR! Amém.

 

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com