Lixo é abandonado na Estrada do Stinglin

O que levaria uma pessoa a levar sacos de lixo para a beira da estrada?

 

Em edições anteriores a Tribuna havia alertado sobre o problema do lixo jogado pelas ruas do município. Além disso, situações de falta de manutenção em calçadas e limpeza em terrenos baldios já foram apontadas outras vezes.

 

No entanto, a situação continua sem solução. Prova disso é o que está acontecendo na estrada do Stinglin. Logo após a ponte, facilmente se encontra sacos de lixo jogados na beira do caminho. Desde cachorro morto, dentro de sacos plásticos, até um colchão jogado no meio da estrada. É isso que se visualiza quando se passa por ali.

 

A moradora da Colônia Municipal e funcionária dos Correios, Adelmari do Rocio Czlusniak, conta que a situação se agravou há aproximadamente uma semana, mas que a situação de lixo jogado pela estrada é constante. Adelmari percorre o trajeto diariamente e conta que, certo dia, acabou se assustando com o colchão largado no meio da estrada. Já era noite e o objeto parecia uma pessoa deitada no caminho. Mas o que mais preocupa, segundo ela, é que o lixo pode estar indo para a represa da Sanepar, com as enxurradas constantes.

 

De acordo com a Prefeitura Municipal da Lapa, desde o início deste ano a coleta de lixo está sendo adequada quanto ao roteiro e coleta. São 47 comunidades atendidas com o serviço e há previsão de que os locais que não contam com a coleta recebam containeres para que não haja problema de lixo espalhado pela localidade. O intervalo de tempo entre uma coleta e outra, nas localidades em que não há o serviço diariamente, é de aproximadamente 15 dias, nas segundas-feiras a tarde.

 

Mas fica a questão: mesmo que haja demora na coleta do lixo, é necessário tornar a estrada um local de descarte de lixo?

 

Não se sabe quem colocou seus sacos de lixo na estrada do Stinglin. No entanto, atitudes desse tipo, partindo da população, podem abrir espaço para duas suposições, no mínimo. A primeira é de que a população não tem educação básica e simples, para saber que esta atitude pode prejudicar diversas pessoas que transitam pela estrada e toda a população que faz uso da água da represa da Sanepar. A segunda suposição é de que o poder público não está cumprindo adequadamente com o seu papel, seja na questão da coleta do lixo, seja no quesito de campanhas informativas e educacionais à população.

 

Resta esperar que alguma atitude seja tomada. Ao menos por uma das partes. Se o poder público não agir, que a população cobre ao menos que o lixo seja recolhido.

 

Coleta de Lixo no centro urbano

 

Nesta semana, o centro da cidade passou a ter coleta de lixo de segunda a sábado, das 18h às 20h. E o material reciclável será recolhido na terça-feira, das 10h às 12h.

 

O intenção é expandir a coleta nos demais bairros do malha urbana, abrangendo o lixo comum e o reciclável.

Please follow and like us: