Nunca minta para um leão

Leão é um animal que impõe respeito, não só aos humanos, mas a quase todos os mamíferos. O homo brasiliensis sente verdadeiro pavor do rei dos animais, pois sabe o quanto ele é voraz quando se trata de abocanhar quase quarenta por cento de tudo o que se produz trabalhando duro. O que o “rei” faz com essa dinheirama toda? Entrega ao governo para que este a devolva em forma de saúde, segurança, transporte, energia, educação e outros serviços essenciais.

Na prática, a teoria tem sido um pouco diferente. Mas o leão, que não tem nada com isso, continua cumprindo o seu papel de caçador voraz e, reconheçamos, de irritante competência. A manada mostra-se a cada ano mais preparada.

Leões não gostam de mentiras e de mentirosos. Experimente, leitor-contribuinte, tentar enganar a um só deles. Unidos como são, todos voltarão contra você as suas garras e dentes afiados.

Confesso que a senhora Lina Vieira me era totalmente desconhecida. A primeira vez que a vi foi pela tevê, no dia 18 último, quando depunha na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Vendo-a jogada naquela arena, pensei que seria logo engolida pelos “leões” da base governista, que rugiam impropérios intimidativos. Mas qual! Experiente, ela sabia que os gritos que ouvia impassível eram um blefe, a principal arma dos mentirosos. Altiva, mostrou quem ali era a verdadeira leoa. Uma leoa ferida, defendendo seu rebanho acusado logo de quê: de mentir!

Por que a jogaram naquela arena de falsos leões? Porque, cumprindo estritamente a sua função de Secretária da Receita, ela revelara que a Petrobras havia sonegado o fisco. Como a Petrobras é uma pessoa jurídica, quem na verdade sonegou foram seus diretores, lá acomodados pelo governo. A maioria é de ex-sindicalistas. Como tal, sempre se julgaram no direito de fazer o que bem entendessem com a coisa alheia. Quando praticam alguma ilegalidade, rugem qual leões para amedrontar a quem apenas deseja ver a lei cumprida. Agora, ao que parece, deram de frente com um leão de verdade.

O grande temor dos falsos leões é a CPI da Petrobras, instaurada a fim de esclarecer possíveis superfaturamentos e apurar outras irregularidades. Para defendê-los, os atuais comandantes da nossa maior empresa necessitam do partido do presidente do Senado. Se, como acreditam, a regra do “toma lá, dá cá” continua em vigor, fazem de tudo para salvar um futuro aliado de peso.

Dezenas de outros leões da manada da senhora Lina, com os brios feridos, tiveram a dignidade de abrir mão das vantagens dos cargos que ocupavam. Pediram exoneração. Teme-se que, da mesma forma que ocuparam todos os espaços de mando na Petrobrás, sindicalistas despreparados sejam nomeados para os postos abertos na Receita. Caso isso aconteça, embora continue faminto, o leão ficará tecnicamente enfraquecido. Maus contribuintes, famosos ou não, soltarão rojões de alegria.

() General da Reserva

http://www.bonat.com.br

Please follow and like us: