Pagar para estacionar?

Projeto de vereador lapeano pretende implantar estacionamento rotativo pago nas ruas do centro da cidade.

O Vereador Vilmar Fávaro Purga (PSL) pretende apresentar um projeto de Decreto Legislativo na Câmara Municipal da Lapa para implantar estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros públicos do município da Lapa.

O projeto ainda não foi apresentado à Câmara, portanto, pode sofrer adaptações, receber críticas e sugestões. Inicialmente, o projeto pretende abranger as seguintes vias públicas: Rua Barão do Rio Branco, compreendendo o trecho entre a Rua Eufrásio Cortes até a Rua Duque de Caxias; e Rua Francisco Braga, compreendendo a Rua Amintas de Barros até a Avenida Manoel Pedro.

O controle do tempo de utilização das vagas do estacionamento rotativo pago, bem como a fiscalização e autuação dos infratores, ficaria sob a competência de Agentes de Trânsito Municipais credenciados pelo Departamento Municipal de Trânsito.

Os horários de fiscalização e cobrança do estacionamento seriam de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e nos sábados das 9h às 13h. Sendo que o período máximo para utilização da vaga seria de duas horas. O custo dos cartões para utilização do estacionamento rotativo pago seria de R$ 0,50 para o tempo de quarenta minutos, e R$ 1 para oitenta minutos.

A justificativa apresentada por Purga é de que a rotatividade de vagas possibilitará maior facilidade de acesso ao comércio e serviços no local. A necessidade se justificaria, segundo ele, porque muitos comerciantes, bancários, profissionais liberais, funcionários públicos, entre outros, deixam seus carros estacionados na região central durante a maior parte do dia, ocupando praticamente todas as vagas.

Como se trata de um projeto bastante polêmico, que influenciará a rotina de boa parcela da população, cabe aos munícipes se envolverem na discussão, fazendo críticas e sugestões ao projeto. É possível exercer a cidadania se dirigindo à Câmara Municipal e deixando no gabinete do vereador a sua opinião.

Vá até lá e deixe a sua crítica e sugestão! Na pior das hipóteses, o projeto ao menos gerará reflexão sobre como estão sendo utilizadas as vagas de estacionamento no centro da cidade. Há possibilidade de usuários criarem estacionamento em seus estabelecimentos de trabalho? É preciso ir de carro até o centro da cidade? São somente algumas das questões que podem ser levantadas a partir do projeto do vereador.

Participe! Exerça sua cidadania! Faça sua sugestão, crítica e análise do projeto!

Opinião

“Cobrança de estacionamento no centro da Lapa para reduzir o número de veículos estacionados não vai resolver. Precisamos é usar melhor o veículo, deixando em casa se ele só vai nos levar até o serviço e ficar lá parado.” José Carlos Maidl

 

ENQUETE

Confira o resultado da enquete realizada na última semana no endereço eletrônico da Tribuna Regional

Você é a favor da cobrança de taxa de estacionamento no centro da Lapa?

Sim – 20.59%

Não – 79.41% 

Please follow and like us: