E eu com isso?

  

Na vida, enfrentamos diversos problemas… Sejam eles financeiros, de saúde, de relacionamento… Ninguém está livre disso.

 

De alguma forma, qualquer um de nós tem seus momentos de maiores ou menores dificuldades. Mas existe alguma fórmula para se livrar dos problemas? Tem como evitá-los?

 

É quase certo que não. Mas e quando acontecem, o que se pode fazer com eles? Guardá-los na bolsa, na mala e ao final do dia, os levar para casa. Quando são de casa, os carregar para o trabalho ou escola, todas as manhãs?

 

Será que esta é a solução? Há uma história chamada “Árvore Dos Problemas”, que não conheço a autoria, mas é bastante interessante.

 

É a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bastante difícil. O pneu do carro furou, a serra elétrica quebrou e ele cortou o dedo. No final do dia seu carro não funcionou.

 

O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.

 

Quando chegaram à casa do carpinteiro, ele convidou o homem a entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e, gentilmente, tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.

 

Depois de abrir a porta de sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto abriram-se em um grande sorriso, ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa.

 

Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:

 

– Por que você tocou na planta antes de entrar em casa?

 

– Ah! Esta é minha Árvore dos Problemas.Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho. Mas eles não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então toda noite eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em casa e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro ter deixado na noite anterior.

 

Isso significa que os problemas podem ficar maiores de um dia para outro se nós os alimentarmos durante uma noite mal dormida.

 

É comum vermos pessoas que tratam mal seus colegas por conta de problemas pessoais ou de trabalho. Será mesmo necessário? O que o outro tem a ver com as suas dificuldades?

 

Todos deveríamos ter uma “Árvore dos Problemas”. Talvez as coisas fossem mais simples nos relacionamentos.

 

Você com certeza já ouviu coisas que não precisava de pessoas que estavam com problemas particulares. Talvez problemas de saúde, de depressão, financeiros… Mas, se não foi bom para você ser tratado mal, deveríamos pensar se os nossos colegas e familiares também precisam agüentar o nosso nervosismo se não tem nada a ver com a causa dele.

 

Seu trabalho não lhe agrada? Procure outro… O dinheiro está curto? Vá atrás de alternativas para aumentar a renda… A saúde não vai bem? Procure se cuidar mais e notar que existem pessoas em situação pior do que a sua… Problemas na família? Procure resolvê-los entre os familiares…

 

Infelizmente, é bastante comum encontrarmos exemplos de pessoas que “jogam” seus problemas nos outros… Clientes, colegas, familiares.

 

Que bom seria se todos tivessem a sua “Árvore dos Problemas” e não carregassem mais problemas para dentro de casa e para o trabalho!

 

-o-o-

 

Precisamos de homens que possam sonhar com coisas que nunca foram feitas”.

 

(John Kennedy)

Please follow and like us: