Será realizada no dia 8 de abril, das 9h às 16h, no salão da Casa Comunitária de São Benedito, a Conferência Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Poderão participar do evento as entidades do poder público, organizações não governamentais e representantes das comunidades rurais. A Conferência tem como objetivo estimular a participação popular, fortalecer as organizações sociais e produtivas do setor agrícola, definir diretrizes, discutir prioridades e criar condições políticas para a efetiva participação de todos os setores ligados ao meio rural para buscar a proposição de estratégias que irão indicar os rumos, orientações e posicionamentos sobre os desafios para a construção de um plano efetivo de desenvolvimento rural para o município.
A metodologia proposta para realização destes debates teve início com a reunião realizada no dia 13 de janeiro com lideranças de todas as comunidades rurais que receberam as informações e realizaram as pré-conferências em suas comunidades.
Nestas pré-conferencias foram eleitos os representantes e mais quatro pessoas (um homem, uma mulher, um idoso e um jovem) e levantadas as prioriedades de cada comunidade para serem discutidas pelos participantes da Conferência Municipal.
O resultado dos trabalhos da Conferência Municipal serão encaminhados à Comissão Regional para gerar o documento base, o qual vai apoiar a realização da Conferência Regional e posteriormente a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural. Após a realização da Conferência será constituído o CMDR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, considerando os princípios da representatividade, diversidade e pluralidade, contando com representantes do poder público, das comunidades rurais, organizações não governamentais, associações, sindicatos e outras entidades diretamente ligadas ao setor rural.
O Conselho
O Conselho promoverá reuniões periódicas e terá uma atuação abrangente, analisando a realidade local, identificando os desafios e potencialidades, promovendo debates, fiscalizando a aplicação de recursos públicos. Terá sob sua responsabilidade a construção e condução das políticas públicas, dos programas, projetos e recursos específicos para o setor rural na busca de proporcionar a inclusão e melhorar a qualidade de vida no meio rural.
O CMDR será um importante aliado do poder público trazendo as demandas da população, auxiliando no encaminhamento de soluções e divulgando os resultados dos trabalhos realizados.
Os encaminhamentos serão feitos através do poder público municipal, através do CEDRAF – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e do CONDRAF – Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.