Parceria na criação do Programa “Fonte de Vida” para Recuperação de Nascentes

O município de Lapa conta com a metade de sua população vivendo no meio rural. Sendo que a maioria está enquadrada como agricultores familiares, distribuídos em mais de sessenta comunidades rurais. A maioria dessas comunidades não possui sistema de abastecimento de água potável, sofrendo com a escassez de água nos períodos de estiagem e em muitos casos consumindo água de qualidade duvidosa que influencia diretamente na saúde de quem a consome. Grande parte das propriedades rurais tem seu abastecimento de água proveniente de nascentes, os chamados “olhos d’água” ou fontes localizadas em grotas no interior da mata.

Com base no perfil lapeano, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato dos Trabalhadores  Rurais e a CRESOL (Cooperativa de Crédito Solidário) decidiram ser parceiros no desenvolvimento do programa “Fonte de Vida”, que tem como objetivo recuperar nascentes que abastecem propriedades de agricultores familiares do município.

Após a divulgação do programa serão feitos os cadastramentos dos agricultores interessados para dar inicio aos trabalhos de recuperação que compreendem: o isolamento do local para impedir a entrada de animais, a recuperação da mata ciliar com o plantio de mudas nativas em torno da nascente e do nível acima dela, a limpeza da nascente com a retirada do material orgânico acumulado na água e do barro formado pelo assoreamento, permitindo assim  uma melhor vazão e melhorando a qualidade da água.

Em seguida será construída a proteção da fonte usando pedras ou tijolos e massa de terra-cimento, sendo o interior da proteção preenchido com pedras de rio. Assim, a fonte ficará totalmente fechada, apenas com canos de saída de água para abastecimento e escoamento do excedente.

Depois de construída a proteção, a fonte fica livre de assoreamentos, resíduos orgânicos e contato de animais silvestres que são possíveis contaminantes. A construção da proteção também permite que o produtor faça a desinfecção do local quando for necessário.

Este programa será realizado com baixo custo. Os materiais utilizados (tijolos, pedras, um pouco de cimento e alguns pedaços de cano) geralmente são encontrados nas propriedades. As mudas de árvores nativas serão fornecidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Horto Florestal. A  mão de obra será realizada através de mutirão com produtores de uma mesma comunidade que estiverem cadastrados no programa, gerando um grande beneficio ao melhorar a qualidade da água e, consequentemente, de  vida do produtor, além de promover a preservação ambiental através do cuidado com a água, tão necessária ao planeta.

As fontes de água

As fontes são resultados da água da chuva que infiltra no solo e se acumula no lençol freático. Por isso é importantíssima a cobertura vegetal, o cuidado com o solo e a manipulação de contaminantes, não só próximo da fonte mas especialmente onde infiltra a água que forma a nascente.

Numa dimensão ainda mais ampla, as fontes dependem também da formação de chuvas para serem abastecidas. As quais são influenciadas pela cobertura vegetal de uma região.

As fontes, quando bem cuidadas, fornecem água em quantidade e com boa qualidade e são de vital  importância na permanência do homem na propriedade rural e promoção da preservação ambiental para as futuras gerações através do cuidado com a água, essencial para a continuidade da vida no planeta.

Please follow and like us: