Na última semana, as mães que levavam os seus filhos para os Centros de Convivência da Lapa receberam a notícia de que os locais não receberiam mais as crianças.
Os únicos locais que se manterão abertos serão as unidades do Feixo, CAIC e Cohapar. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o motivo do fechamento foi a não-renovação dos dados do convênio, que enviava 286 mil reais mensais para este fim.
Verbas Federais
No dia 23 de novembro de 2009 chegou ao município o pedido de renovação do convênio. A Prefeitura tinha o prazo até 30 de novembro para preenchimento dos dados via internet. No entanto, o preenchimento dos dados não foi feito até a data final e a verba federal deixou de ser enviada à Lapa.
As mães que não terão mais o benefício dos Centros de Convivência se reuniram e foram até a Câmara Municipal solicitar auxílio aos vereadores. O assunto foi debatido na última sessão da Casa, em 11 de maio. Os vereadores decidiram convocar o Secretário de Planejamento e Administração para explicar o fato. Mas ainda não há data definida para o esclarecimento por parte da secretaria de Planejamento.
Inclusão Social
Os Centros de Convivência visam a integração e inserção de crianças e adolescentes vulnerabilizadas pela exclusão social ou desigualdade; valorização dos papéis sociais da família na sociedade, fortalecendo a inclusão social e oferecendo atendimento de erradicação do trabalho infantil.
Atendem crianças e adolescentes em situação de risco e às margens da sociedade na faixa etária de 06 a 16 anos, com atividades esportivas, educacionais, sociais e culturais, promovendo o bem estar bio-psico-social da criança, adolescente e família.
Cada Centro de Convivência possui Clube de Mães que desenvolvem atividades artesanais, recreativas entre outros para mães e adolescentes.
Atividades desenvolvidas
Os Centros de Convivência desenvolvem atividades educativas, esportivas, culturais, sociais, de lazer, saúde através de ações conjuntas ou oficinas, como:
Oficinas de artes; dança; ginástica. Recreação; vôlei; artesanato; futebol; jogos; teatro; atletismo; gincana; música; violão; skate; apoio pedagógico; xadrez; contos de histórias; pintura; fanfarra; palestras, entre outras.
É dispensado atendimento a 1.018 crianças e adolescentes nos quatro Centros de Convivência, sendo que três centros oferecem almoço para 151 crianças e adolescentes por dia.
Participações na comunidade
Os Centros de Convivência participam de apresentações em Ruas de Lazer e Eventos, além de atividades desenvolvidas nos próprios centros como: Festa Junina; Campeonatos; Colônia de Férias entre outros eventos.
Desenvolvem capacitação para todos os instrutores, bem como planejamento e orientações.
O Centro de Convivência mobiliza e articula recursos da comunidade, órgãos oficiais e particulares, para a realização de seus propósitos na área social e educacional.
O Projeto estabeleceu o convênio com o Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás – C.I. nº0200.0018133.05-4, com integração da Prefeitura Municipal da Lapa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Lapa, com políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes garantindo o direito à educação e à convivência familiar comunitária.