Os alunos das escolas urbanas e rurais da rede municipal de ensino, desde o ano passado, estão tendo uma nova forma de aprendizagem que vai além da escola e dos livros didáticos. Trata-se do Projeto Cinema e Teatro para Todos, que acontece no Cine Teatro Imperial, no Theatro São João e no Circo. Ganhando espaço também nas escolas e ruas, encantando as crianças com maravilhosos espetáculos e filmes.
Seu uso como prática educativa possibilita sensibilizar os alunos e desenvolver novas formas de compreender e ler criticamente não só os meios eletrônicos e as novas tecnologias de informação, mas a arte encenada no teatro e no circo que ensina, sensibiliza e também diverte.
A peça “O Jacaré”, produzido pela Cia. dos Ventos, foi premiada nacionalmente e custa R$5 mil. E a Lapa foi contemplada para tê-la gratuitamente por ser um cenário artístico do palco histórico e cultural do Brasil.
A peça foi apresentada ao ar livre com seus bonecos gigantes na Alameda David Carneiro e abordou o tema meio ambiente para um público de 450 crianças das Escolas Dr. Manoel Pedro, Abigail Cortes e Lauro Montenegro, do período da tarde, que foram agraciadas com o evento de magnífica performance e com um cenário rico em detalhes, texto e sonorização.
No Circo de Teatro Pisca Pisca, montado na Avenida Aloísio Leoni, os alunos e professores assistiram a peça “O Mágico de Oz”, onde os personagens ganharam vida e ficarão para sempre na memória das crianças.
A Secretaria Municipal de Educação investe para que nossos alunos possam ter acesso a Educação e a Cultura. Isto porque o cinema, o teatro e o circo, além de propiciarem uma experiência cultural e estética por si só, oferecem grandes possibilidades para o trabalho escolar dentro dos diversos temas abordados. É uma estratégia para que os alunos se apropriem do conhecimento de forma significativa e prazerosa através da arte, que tem papel fundamental na transformação do ser humano.
Vilma P. Wille é Secretária Municipal de Educação.