“Viver com dignidade é um direito de todo o ser humano”

II Conferência dos Direitos do Idoso trazinformações à melhor idade.

Todos os municípios têm uma grande parcela  de pessoas que estão na faixa etária da chamada “melhor idade”.

Todos trabalharam e lutaram para que as suas cidades estivessem mais desenvolvidas e, assim, os jovens de hoje pudessem ter qualidade melhor de vida nos municípios. Estes que tanto fizeram pelo desenvolvimento de seus locais de moradia, participaram no dia 6 de julho, da II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que teve dentro das atividades a palestra “Prosseguindo na avaliação do processo de reestruturação e construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”. O evento contou com um grande número de pessoas desta faixa etária que sabem dos seus direitos e os reivindicam.

O estado precisa desenvolver e disponibilizar às pessoas envelhecidas toda a rede de serviços capazes de assegurar a elas segurança, saúde, lazer e cultura. É necessário fazer o diagnóstico e definir o perfil sócio-econômico da pessoa idosa para então elaborar um plano de ações, fazer a integração aos programas e  projetos e serviços de atendimento para este grupo.

De acordo com a Diretora Geral de Ação Social no município da Lapa, Jociana Campanholo, existem duas realidades  entre as pessoas idosas: o grupo de pessoas saudáveis que participam ativamente com a comunidade, e outra com muita dificuldade, abandonada, muitas vezes explorada e vítima da própria família. No entanto, para este último grupo, nunca é tarde para iniciar uma mudança.

Durante a conferência foram estabelecidas metas para ampliar a qualidade de vida para hoje e para o futuro, além de esclarecer todos os idosos sobre seus direitos e para que, desta forma, possam reivindicar seus direitos.

Please follow and like us: