Trazer especialista para resolver o problema do trânsito?

Soluções pedem medidas drásticas, mas é preciso que representantes tenham coragem de enfrentar a opinião pública.

No programa de rádio da Prefeitura Municipal da Lapa, transmitido no dia 16 de outubro pela Rádio Legendária, o Prefeito Paulo Furiati abordou, entre outros assuntos, a questão do trânsito na cidade. Segundo ele, será solicitada a vinda de um especialista no tema para buscar soluções.

A Tribuna Regional procurou mais informações sobre o posicionamento da prefeitura. As informações foram dadas pelo Major Binder, que afirmou que as medidas que precisam ser tomadas para melhorar a situação são drásticas e que provocarão reações, muito provavelmente, negativas por parte do comércio local.

Durante entrevista com o diretor de transporte e trânsito da Lapa, a Tribuna percebeu que para solucionar a questão, é necessário que os representantes políticos do município não tenham medo de tomar atitude. É preciso que se façam as mudanças necessárias. No entanto, o que pode estar freando as ações é o temor do conflito com os empresários atingidos pelas mudanças.

Confira o bate papo com Major Binder, diretor de transporte e trânsito na Lapa, sobre o trânsito lapeano. Binder já foi chefe de Detran, foi da Policial Militar e tem sua experiência no trânsito como cidadão, também por ter trabalhado com motos.

TR: Quais são os principais fatores de estrangulamento do trânsito no centro da cidade da Lapa?

Major Binder: Primeiramente estamos vivendo um momento histórico na Lapa, por conta das obras. Então, temos um grande número de caminhões circulando dentro do município, no centro. Precisamos esperar terminar estas obras para aí proibir a circulação de caminhão para carga e descarga a partir das 9h. Nisso temos que ser radicais. As empresas maiores deveriam alugar ou construir seus depósitos na periferia da cidade, fazendo ali sua descarga e trazendo a reposição necessária para sua sede com veículos pequenos. Esse seria o primeiro ponto.

Outro ponto é proibir o estacionamento de veículos em ruas estreitas, como a do Fórum, a da Rádio Legendária, por conta da calçada ser muito estreita. Desta forma, dá-se maior segurança ao pedestre.

Uma terceira mudança necessária é a proibição do estacionamento no lado esquerdo da Av. Manoel Pedro, sentido rodoviária, próximo ao Restaurante Lipski. Pelas leis de trânsito, no canteiro central é proibido estacionar. Lembrando que eu estou falando em sugestões, porque para ser feito precisa passar pela aprovação do Conselho Municipal de Trânsito.

TR: Soluções possíveis para o trânsito na cidade?

Major Binder: Nós vamos ter que colocar o Estar, o estacionamento rotativo, não há mais como nós fugirmos disso. Imagine você: a pessoa chega às 7h30, estaciona o carro em frente à porta de seu estabelecimento e retira somente às 18h. Aí quem precisa estacionar tem que ficar dando voltas na quadra até localizar uma vaga, sendo que seria muito mais viável pagar R$ 0,50 por um período de estacionamento do que ficar gastando em combustível na busca de um local para parar. Esta é uma “ferida” que precisa ser mexida. O chamado “Estar”, pelo menos no anel central, ora ou outra, seremos obrigados a implantar.

Outra solução é se pensar em municipalizar o trânsito. Não adianta querer empurrar a responsabilidade totalmente para a Polícia Militar, que já está sobrecarregada e sem efetivo e estrutura suficiente. Hoje, com quatro pessoas e duas motos, é possível fazer um grande serviço no centro histórico da Lapa, pois não é uma região grande. E há uma outra vantagem em municipalizar o trânsito: o município passa a receber 100% das multas arrecadadas.

TR: Quanto à avenida de acesso à cidade, a Caetano Munhoz da Rocha. Há alguma sugestão?

Major Binder: Eu acho que essa avenida principal, que dá acesso à cidade, precisa ser de trânsito lento. Primeiro porque nós temos um calçadão no meio dela. Segundo porque existem colégios nas proximidades da avenida. Então, uma solução seria implantar na Barão do Rio Branco a via de saída da cidade, abrindo acesso em frente ao quartel, fazendo rotatória onde hoje se encontra o canhão na avenida. Para os que querem chegar ao centro com mais pressa, poderia ser aberta avenida na rua que dá acesso aos fundos do Supermercado Condor e ao Serviço Social. Seriam feitas quatro rotatórias na avenida Caetano, diminuindo e tornando o tráfego mais lento, dando possibilidade de haver uma canaleta exclusiva para ônibus. Eu acredito que assim seria possível diminuir consideravelmente os problemas de trânsito na entrada da cidade.

TR: Crescimento da cidade na região da Estação Nova e Cidade Nova e o centro histórico. Suas considerações.

Major Binder: A Lapa, por ter um centro histórico, neste local, terá trânsito eternamente lento. Isso por conta de não haver possibilidade de alargamento de ruas e outras medidas. Então os empresários devem começar a pensar no crescimento da cidade na região dos Bairros da Cidade Nova e Estação Nova. As agências bancárias também devem avaliar possíveis mudanças.

TR: Relação entre número de veículos emplacados no município e população. O que fazer com o crecimento?

Major Binder: Conversando com o Sergio Gurski, responsável pelo Ciretran, na Lapa, sabe-se que a Lapa tem em torno de 18 mil veículos circulando, emplacados no município. A média diária é de 5 emplacamentos de novos veículos. Se for fazer uma previsão, se o aumento permanecer, como ficará o trânsito na Lapa daqui a 10 anos? Precisamos levar em consideração que a população da Lapa é de aproximadamente 40 mil pessoas. Precisamos pensar em soluções nas periferias, pois no centro histórico não podemos mexer.

TR: A solução para o trânsito lapeano passa por medidas drásticas. Trazer um especialista vai solucionar?

Major Binder: Ajuda, sempre ajuda. Não vejo motivos para não trazer. Mas é preciso que as mudanças seja realmente feitas, independente de atritos com a população. Não adianta tapar o sol com a peneira. Sabemos dos problemas que temos e precisamos tomar medidas para solucionar.

TR: Questão de educação no trânsito. Falta de respeito à sinalização.

Major Binder: Faixas amarelas, já reparou como existe faixa amarela nas ruas? Mas veja quantos carros respeitam? Os motoristas não sabem respeitar os cinco metros de recuo próximo à esquinas. A solução para isso seria aumentar as calçadas próximas às esquinas, para que os motoristas não tivessem possibilidade de estacionar ali. Falta educação no trânsito.

TR: O que a população pode fazer para buscar melhorias?

Major Binder: Eu deixo o convite a toda a população, para que participe, sugira, se manifeste, por meio do Conselho Municipal de Trânsito. As reuniões acontecem em todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 16h30, na Prefeitura Municipal. Ou então mande sua crítica e idéia através do telefone 192. Tudo o que está ligado a transporte e trânsito pode ser levado ao Conselho. Falta compromisso da população com sua cidade, se envolver nas questões.

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