Estou estressado?

O termo estresse está sendo usado de forma indiscriminada. O estresse passou a ser responsável por quase todos os males que nos afligem atualmente, principalmente em decorrência da vida moderna. Porém, estresse é uma doença e existe tratamento para amenizá-la e até curar.

O estresse pode afetar qualquer pessoa, idade ou profissão. Seus principais sintomas físicos são: sensação de desgaste e cansaço, úlceras, psoríase, falta de concentração, entre outros. O estresse não pode ser somente visto pelos seus aspectos físicos, pois também desencadeia reações a nível emocional, como apatia, desânimo, irritabilidade, ansiedade, além de ter o potencial de desencadear surtos psicóticos e crises neuróticas em pessoas predispostas.

Se os níveis de estresse permanecerem altos e por tempo indeterminado no indivíduo, os sintomas físicos e psicológicos geram conseqüências sociais, dentre elas o isolar-se socialmente, não permitindo atividades de lazer, dificuldade de adaptação ou relacionamento interpessoal.

Caso estes, ou alguns destes sintomas, estiverem fazendo parte da sua vida, você pode estar com estresse. Não se assuste! O estresse pode ser controlado a partir de uma boa alimentação, atividades relaxantes, atividades físicas e autoconhecimento. Além do controle que você pode manter, também deve tratar-se com um psicólogo ou mesmo com medicação, dependendo do caso.

Ana Paula Antunes é psicóloga, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. anapaulaantunes@yahoo.com.br

Please follow and like us: