Criado com o objetivo de apoiar os micro e pequenos empreendedores paranaenses que frequentemente percebem-se excluídos do Sistema Financeiro tradicional, o Programa de Microcrédito Banco Social do Governo do Estado completa 10 anos de existência no mês de junho.
Operacionalizado pela Agência de Fomento do Paraná S.A. – FOMENTO S.A., o programa conta também com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social – SETP, do SEBRAE/PR e das Prefeituras Municipais (que cedem o agente de crédito). Desde o seu lançamento o Banco Social já aprovou mais de 34.500 projetos de pequenos empreendedores do estado, gerando um montante financiado de R$ 129.000.000,00 – valor que beneficiou, diretamente, mais de 226.000 paranaenses. A expectativa da geração de novos postos de trabalho ao longo do período chega a 35.000.
Tendo se tornado referência nacional em programas de Microcrédito, o Banco Social opera a taxas baixíssimas de inadimplência, fato que traduz a seriedade a qual os micro e pequenos empresários aplicam a sua atividade.
Exemplo deste apoio é o caso do financiamento concedido a Lucas Alberto Broggio, de Curitiba, comerciante de chocolates artesanais, que teve acesso recentemente o crédito junto ao Banco Social com o objetivo de incrementar seu estoque (capital de giro) e investir na reforma e ampliação do seu estabelecimento.
O empresário financiou R$ 5.000,00 para quitação em 12 meses. Detalhe: após a obtenção do crédito, o microempreendedor formalizou sua empresa.