Mesmo sem a sinalização, motoristas podem ser multados, já que legislação prevê proibição
Na última quinzena de junho, a Tribuna noticiou a colocação de placas proibindo o estacionamento no canteiro central da Avenida Dr. Manoel Pedro. No entanto, nos últimos dias, diversos leitores comentaram a respeito da retirada da sinalização.
No entanto, é importante que os motoristas fiquem atentos, pois mesmo sem as placas, podem ser multados. E a autuação estará correta, já que o Código de Trânsito Brasileiro proíbe tal estacionamento.
Embasado no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro, a 1ª CIPM opinou, no dia 4 de maio, por meio de ofício à Comissão Municipal de Trânsito, pela proibição de estacionamento no rolamento do canteiro central da avenida, em toda a sua extensão.
E a proibição tem motivos bastante pertinentes: o estacionamento de veículos junto ao canteiro central da Avenida Manoel Pedro estreita a pista e coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pelo local.
Com a prática irregular do estacionamento, diminui-se o campo de visão do motorista que necessita cruzar a avenida e também daquele que precisa parar ao lado do canteiro central para realizar o contorno.
O estacionamento no rolamento do canteiro central causa transtornos aos motoristas por conta do afunilamento abrupto e das filas que se formam, principalmente ao entardecer dos dias úteis, causando lentidão e podendo resultar em colisão traseira. Outro problema verificado é quanto ao tráfego de ônibus e caminhões na região quando o estacionamento passa a ser regulamentado pela Prefeitura, permitindo a diminuição do espaço para o livre tráfego.
Com a inusitada situação da retirada das placas, é preciso que os cidadãos fiquem atentos à proibição prevista no Código de Trânsito.
Há alguns meses o estacionamento havia sito regulamentado pela Prefeitura, em ambos os lados, num curto espaço entre as quadras na Avenida Manoel Pedro. Espera-se que a regulamentação não volte a acontecer, já que irregular, prevenindo-se acidentes e respeitando-se a legislação em vigor.