Sociedade se mobiliza e Governo volta atrás

Em virtude das informações desencontradas vindas do Governo do Estado a respeito da situação do Hospital São Sebastião e a possibilidade de fechamento do hospital geral na instituição, decidiu-se, no dia 29 de agosto, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal da Lapa, que o Conselho Municipal de Saúde elaboraria um Manifesto e distribuiria folhas de abaixo-assinado para a população se posicionar a favor da manutenção do atendimento da população lapeana no São Sebastião.

“As conseqüências com o fechamento do hospital geral no São Sebastião são as mais trágicas possíveis

E foi o que aconteceu. Entidades e cidadãos do município se engajaram e se mobilizaram para reunir as assinaturas que serão levadas à Audiência Pública marcada para a próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, às 18h, no Clube Sete de Setembro. Nesta Audiência será dada continuidade às discussões sobre a situação do Hospital.

No entanto, entre o período da primeira e da segunda audiência, vários fatos foram ocorrendo. O Governo do Estado mudou o seu posicionamento, afirmando que o hospital geral não seria mais fechado. Os problemas apontados pelo Secretário de Saúde do Estado estão sendo resolvidos (veja entrevista com os Diretores, feita pelo Clube de Imprensa) e as entidades da sociedade civil se organizaram para montar uma Comissão Supra Partidária, com o objetivo de averiguar se as promessas do Governo estarão sendo cumpridas.

No dia 15 de setembro, quinta-feira, o Diretor de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Estado, Charles London, e o Superintendente de Infra-Estrutura da Saúde do Estado, Pythagoras Schmidt Schroeder, estiveram no São Sebastião representando a Secretaria de Saúde Estadual. Nesta visita o objetivo era avaliar a situação atual do Hospital, verificando as situações físicas e de acomodação dos pacientes, verificando todas as necessidades do local. Verificaram também o que está funcionando e em que condições para, a partir daí, debater a viabilidade de implantação dos atendimentos à saúde necessários à população, utilizando o que já existe enquanto se realizam as reformas que se mostrarem necessárias.

Com esta visita também se objetivou levantar dados para se planejar futuras reformas e se adequar para capacidade futura de atendimento aos cidadãos.

PEDIATRIA

Uma notícia trazida pelos representantes da Secretaria de Saúde do Estado é a possibilidade de abertura de leitos de pediatria, mesmo durante a reforma da ala feminina da tisiologia (que ocasionou o fechamento temporário da pediatria). Eles irão debater, dentro de um ponto de vista técnico, a situação, para trazer posicionamento à direção do Hospital em até quinze dias.

Com isso, desfaz-se o episódio do possível fechamento do Hospital Geral no São Sebastião, sendo que a Secretaria de Saúde do Estado se comprometeu, através de seus representantes, perante a Comissão Supra Partidária, a dar continuidade no atendimento e nas obras do Hospital São Sebastião.

COMISSÃO

Decidiu-se criar a Comissão Supra Partidária para acompanhar as promessas do Governo pois, desta maneira, a sociedade civil pode cobrar das autoridades o que é preciso para o município, sem viés político.

A Comissão funcionará por tempo indeterminado. Hoje, a sua luta será em favor da questão da saúde, em especial o Hospital São Sebastião, mas seu foco é toda e qualquer questão de interesse da população da Lapa. E não há interesse algum por parte das entidades que compõe a Comissão de mostrar “quem fez ou deixou de fazer”. O que se quer é que a situação se resolva e se melhore, em favor da população. Afinal, não há interesse político partidário no grupo.

Atualmente a Comissão está composta pelas seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial da Lapa (ACIAL), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Lapa (OAB), Clube de Imprensa Lapeano, Conselho Municipal de Saúde e Sindicatos (Rural, dos Trabalhadores Ruarais e Sindbebidas).

AUDIÊNCIA

A Audiência Pública em relação ao tema ainda irá ocorrer. Será no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 18h, no Clube Sete de Setembro. Lá serão explanadas as informações levantadas e também será feita a reunião dos abaixo-assinados distribuídos na comunidade – documentos estes que legitimam a ação da Comissão Supra Partidária em favor dos interesses dos lapeanos.

Você também é convidado a participar e fazer a sua voz ser ouvida! Se envolva, se engaje! Quem ganha é a própria população quando os moradores são atuantes!

Please follow and like us: